Por Quê Ganhar Massa Muscular?

skeeze / Pixabay

Ganhar massa muscular não é algo que apenas gera uma diferença ou melhor estética, mas também que melhora  substancialmente o jeito de funcionar o seu sistema fisiológico. Sendo assim, por esse motivo, conhecer um método ou um treino para ganhar massa muscular rápido é um grande desejo de muitas pessoas.

A partir do momento em que você aumenta a sua massa muscular, você consegue acelerar seu metabolismo, tornando seu organismo mais eficiente. Desenvolver a massa muscular ajuda a dormir melhor, permite controlar o colesterol e contribui para a redução da gordura presente no corpo.

Como sabemos, cada organismo age de maneira diferente e por isso nem todas as pessoas conseguem ganhar massa muscular com a mesma rapidez ou facilidade, sendo assim, é importante adotar os comportamentos certos. Para ajudar quem pretende saber como ganhar massa muscular rápido, reunimos um conjunto de regras essenciais.

Para a maioria dos iniciantes que querem fazer parte de treinos para ganhar massa muscular rápido os depósitos energéticos dos músculos são bastante limitados e, depois de terminadas essas reservas de glicogénio com o treino excessivo ou o pumping, não resta energia para a síntese de um novo tecido muscular.

O programa básico não exige de grandes depósitos energéticos. Ele exige, sim, uma entrega total num treino de curta duração e alta intensidade. Se obedecer às regras de alimentação para o aumento da massa muscular, o iniciante poderá conseguir ganhar entre 5 a 7 kg de massa muscular nos primeiros meses.

Sobre a musculação

Obviamente que a regra da musculação é algo evidente , porém hoje em dia ainda existem pessoas que acreditam no fato que para ganhar massa muscular rápido, basta investir em suplementos e isso está errado. Para ganhar massa muscular é indispensável que você  faça musculação. E musculação não significa necessariamente apenas levantar pesos. Por exemplo, correr é um exercício aeróbico, que permite aumentar os músculos das pernas.

Faça exercícios variados

Quando estamos acostumados a treinar um determinado exercício, entramos na zona de conforto e com isso encontramos uma maior dificuldade em aumentar a nossa massa muscular. E a menor maneira de evitar isso  é  realizar sempre exercícios variados, trabalhando diferentes grupos musculares durante a semana e optando por pesos diferentes.

Não fazer exercícios aeróbicos antes da musculação

Se você quer saber como ganhar massa muscular rápido precisa de ter cautela com os exercícios aeróbicos. Se você adora correr, precisa de organizar seus treinos de forma a nunca fazer corrida antes do treino de força. Se você começar pela musculação terá muito mais energia para o treino. Os exercícios aeróbicos queimam gordura e calorias, reduzindo a disponibilidade para o treino muscular.

Treinar regularmente  é essencial para ganhar massa muscular

Para ganhar massa muscular rápido e construir maiores músculos requer muito desempenho, suor e força de vontade. Não adianta treinar apenas uma vez por semana, pois não vai trazer os resultados que você espera. E para que os resultados sejam visíveis, se você treinar pelo menos três vezes por semana, durante um mínimo de oito semanas.

A nutrição adequada para ganhar massa muscular rápido

Para ganhar massa muscular rápido é importantíssimo que a sua nutrição seja adequada com nutrientes que favoreça ao seu treinamento . Carboidratos complexos como pão integral e batata-doce são uma excelente escolha. Depois de terminar a sessão de exercício é igualmente importante recuperar a energia dispendida, através da ingestão das calorias necessárias.

Vale acrescentar que existem regras comuns que  são aplicáveis para quem está em treino para ganhar massa muscular: não consumir alimentos com açúcar simples, excesso de sal ou gordura.

Os músculos também precisam de descanso

Como já foi falado nesse artigo, é essencial treinar regularmente, porém você também deve ter o cuidado de permitir que seus músculos descansem. Por outras palavras, você nunca deve exercitar o mesmo grupo muscular em dias consecutivos. Fazer musculação dá origem a pequenas lesões musculares e por isso é importante deixar que o músculo recupere.

Dedicação, persistência e força de Vontade

Se você colocar estas regras ficará mais perto de conseguir os músculos que deseja. Contudo, é importante que você não force demasiado seus músculos no início.

Quem nunca fez um treino de hipertrofia antes, deve começar de forma lenta e progressiva. Aprender como ganhar massa muscular rápido é mais fácil para quem já fez este tipo de treino antes. Quem tem pouca experiência e está a começar do zero deve ter muita paciência e força de vontade. Os resultados podem demorar, mas vão chegar.

Deixe uma resposta