O que fazer se você for envenenado por um Pesticida

A utilização de pesticidas e fertilizantes em geral acontece nas fazendas, durante a primavera e o outono. Mas, dependendo da cultura, isso pode acontecer o ano todo. Essas substâncias são espalhadas pelas plantações geralmente por tratores.

Mas, mesmo quando o vento está fraco, o vapor e a poeira podem ultrapassar os limites das plantações onde estão sendo aplicados os inseticidas, ameaçando a saúde dos trabalhadores das regiões vizinhas e das pessoas que estão por perto. Muitos produtos químicos usados pelos fazendeiros são venenosos se forem inalados e alguns deles podem envenenar através do contato com a pele.

  • Se você vir um trator ou avião pulverizando inseticida em alguma plantação, ataste-se para um local distante.
  • Não deixe os cachorros correrem pelos campos quando estes estiverem sendo tratados com inseticidas. Eles podem pisar com as patas nos produtos químicos e depois engoli-los.
  • Se spray ou poeira cair em cima de você ou de uma outra pessoa, parta do princípio em nome da segurança de que ele é venenoso.
  • Saia da área onde o pesticida está sendo aplicado.
  • Peça a alguém para procurar imediatamente ajuda médica. Diga ao médico, ou enfermeiro, o nome do pesticida que está sendo usado se você souber ou especifique o tipo de plantação onde ele está sendo aplicado. Isto ajudará o médico a decidir qual o tratamento adequado.
  • Se você não souber o nome do produto químico que está sendo usado, informe ao médico o local da plantação. Com a ajuda da polícia local, ele poderá descobrir rapidamente o proprietário da plantação e o nome do pesticida ou fertilizante utilizado.
  • Tire as roupas contaminadas e lave bem todas as áreas da pele que foram expostas aos produtos químicos. Use sabonete e água, se possível.
  • Se os produtos químicos atingiram os seus olhos, abra a torneira e deixe cair muita água sobre eles, por um período de pelo menos dez minutos.
  • Mantenha o seu corpo aquecido, enrolando-se em uma manta ou um casaco limpos.
  • Se você não tiver sido contaminado pelo pesticida, mas estiver ajudando alguém que o foi, coloque luvas antes de tocar em qualquer peça de roupa contaminada da vítima. Se não o fizer, os produtos químicos também poderão acabar penetrando na sua pele. Se não tiver luvas, enrole as mãos em um pedaço de pano, como jérsei, ou outro tecido relativamente impermeável.
  • Se a pessoa contaminada ficar inconsciente, coloque-a na posição de recuperação.
  • Se a vítima parar de respirar, faça respiração artificial. Se o rosto dela tiver sido exposto ao pesticida, limpe-lhe antes toda a região em torno da boca e do nariz, e proteja também a sua própria boca com um lenço.

Evite a contaminação

Se você tiver que aplicar a respiração artificial em alguém que foi contaminado por agrotóxicos, limpe a região em volta da boca e do nariz da vítima e coloque um lenço limpo entre a sua boca e a dela. Se você não o fizer, poderá ser envenenado pelas substâncias químicas tóxicas que estão impregnadas no rosto da vítima.

Deixe uma resposta