11 Livros de Colorir Adulto para Pintar e Desestressar

No início deste ano, durante uma viagem de fim de semana para uma casinha nas montanhas, um amigo levou um monte de livros de colorir e lápis de cor. Como não havia crianças por perto – o grupo era todo adulto, formado por pessoas entre 20 e 35 anos, todos olhamos para ele sem entender absolutamente nada!

Finalmente demos o braço a torcer (era isso ou jogar monopólio), porém, para nossa surpresa depois de algumas horas todos estávamos sentido uma incrível sensação de relaxamento que não tínhamos a muito tempo, e um pouco mais de criatividade, também :-).

Acontece que a utilização de livros para colorir para adulto é uma terapia que existe há várias décadas, mas recentemente ganhou popularidade, pois atividade segundo os especialistas, tem um forte efeito de redução do estresse que vivemos nos dias atuais.

Pense nisso: Quando foi a última vez que sua mente ficou focada tão atentamente em algo que não era uma tela de celular ou computador?

Além disso, como falou a psicóloga Gloria Martínez Ayala ao jornal The Huffington Post:

Colorir traz à tona nossa imaginação e nos leva de volta à nossa infância, período que certamente tivemos muito mais alegria e menos estresse em nossa vida.

Você pode aprender mais sobre os benefícios dos livros de colorir para adultos aqui (texto em inglês).

Entenda por que colorir causa sensação de relaxamento

1. Ao observar que seu desenho pronto ficou bonito, o sistema límbico do cérebro é ativado. Ele é responsável pelo controle de nossas emoções e tem papel importante na regulação do stress.

2. Dentro desse sistema, uma parte específica é responsável por proporcionar sensações de prazer: o circuito de recompensa. Ele começa na área tegmentar ventral (a), que transmite impulsos elétricos para o núcleo accumbens (b), parte central do circuito de recompensa. De lá, os impulsos seguem para o córtex pré-frontal (c), a parte responsável pelo planejamento de atividades.

3. Como não há contato físico entre os neurônios, os impulsos precisam de uma “ajudinha” para ser transmitidos de uma célula para outra. Essa ajuda é a dopamina, um neurotransmissor que transforma o impulso elétrico em sinal químico, possibilitando a transmissão. É justamente a liberação da dopamina que causa a sensação de prazer.

Gostou? Agora se quiser mergulhar direito na prática dessa fantástica terapia, separamos uma lista de 11 livros de colorir criados especialmente para adultos, que você pode pedir agora mesmo.

De belas paisagens marinhas a ilustrações de Ryan Gosling, escolha o que mais combina contigo e diga tchau ao stress, sem vergonha de se sentir criança outra vez,

confira nas próximas páginas:

1 de 12

Deixe uma resposta