7 Alimentos Indispensáveis no Cardápio de Quem Passou do 40

Para viver de forma saudável, é preciso fazer exercícios físico e obviamente, se alimentar da melhor forma possível.

Claro que há outros hábitos que ajudam muito, como por exemplo, fugir de situações estressantes e não fumar, mas se alimentar bem é uma das melhores formar de viver mais e melhor.

Se você já passou dos 40 anos e ainda não fez algumas alterações no cardápio, tome cuidado. As comidas certas são importantes em todas as fases da vida, mas agora, é preciso realmente mudar seus hábitos.

Quer saber o que não pode faltar na sua lista de compras do supermercado ou da feira? Então continue a leitura:

1. Aveia

Há muitos estudos que comprovam os benefícios de comer aveia com mais frequência. Não é um alimento que precisa estar no seu prato todos os dias. Mesmo assim, a aveia precisa ser ingerida de forma regular.

Esse alimento faz parte do cardápio de qualquer pessoa mais saudável.

Você pode até achar que é impossível, mas acredite: é totalmente possível substituir o seu lanche da tarde, cheio de açúcar e gorduras, por um prato de aveia.

Aliás, você até pode trocar a farinha de trigo tradicional pela de aveia. Dessa forma, todas as receitas que você preparar em casa vão ficar muito mais saudáveis.

Mas afinal, por que a aveia faz tão bem para a saúde?

Primeiramente, a aveia ajuda a diminuir a pressão arterial, um dos problemas que mais fazem parte da vida de idosos e pessoas com mais de 40 anos.


Além disso, esse alimento também ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue, dá mais energia (por isso você já pode consumir a aveia no café da manhã) e melhora a saúde do coração.


2. Alimentos ricos em ômega 3

Os alimentos ricos em ômega 3 são extremamente saudáveis. Por isso, devem fazer parte do cardápio de uma pessoa que quer ter uma alimentação balanceada.

Alguns desses alimentos são os peixes, leguminosas e oleaginosas. Caso seu médico recomende, você também pode tomar suplemento de ômega 3.

Esses alimentos são uma ótima opção para pessoas com mais de 40 anos.

Primeiro, porque eles aumentam a memória, um problema que vai se tornando mais grave a medida em que as pessoas envelhecem.

Você quer chegar na terceira idade com uma memória de dar inveja em qualquer pessoa mais jovem? Então inclua alimentos com ômega 3 na sua dieta.

Outros benefícios desse ácido graxo no organismo são o aumento da absorção de cálcio (o que ajuda a fortalecer a saúde dos ossos) e prevenção de doenças que podem causar problemas graves no coração.

3. Ovos

O ovo é um alimento extremamente polêmico. Você já deve ter ouvido falar que os ovos fazem mal para a saúde, não é mesmo?

Bom, é preciso tomar cuidado com esses estudos, pois já está comprovado que quando consumido com moderação, os ovos trazem diversos benefícios para a saúde, principalmente se você consumir ovos caipiras.

Esse alimento é cheio de proteínas e também uma fonte de vitamina B12.

Além disso, são fáceis de preparar e podem ser consumidos em qualquer refeição, até no café da manhã, por exemplo.


Ovo cozido é sempre mais saudável que frito. De qualquer forma, o importante mesmo é que você inclua esse alimento no seu dia a dia.

1 de 2

Deixe sua resposta!