7 Dicas infalíveis para manter a qualidade de vida após os 40 anos

Ter qualidade de vida é o sonho de qualquer pessoa. Quem não se preocupa com o próprio bem-estar?

Felizmente, independentemente da sua idade, é totalmente possível viver de forma melhor, mais tranquila e saudável. Só que para isso acontecer, vai ser preciso fazer a sua parte.

Há diversos fatores envolvidos na qualidade de vida.

Se você já passou dos 40 anos, veja o que você deve fazer para manter seu bem-estar e viver de uma forma mais agradável. Confira:

Tenha uma alimentação balanceada

A alimentação é o primeiro passo para ter mais qualidade de vida. Não há bem mais precioso do que a sua saúde – lembre-se sempre disso.

Fique tranquilo. Ninguém está falando que você deixar de lado seu brigadeiro depois do almoço ou que só deve viver de frutas e verduras. Não é bem assim que funciona.

O que estamos querendo dizer, é que você deve priorizar uma alimentação mais saudável.

Pode ter certeza: existem muitos alimentos que você gosta que fazem bem para a saúde.

Você pode começar a fazer substituições. Por exemplo, se quiser fazer um bolo, troque a farinha de trigo pela de arroz ou aveia.

Quer um docinho? Então troque o açúcar tradicional pelo orgânico ou por xilitol.

São pequenas mudanças que fazem toda a diferença.


Coma mais frutas, verduras, legumes, proteína…a sua alimentação precisa ser rica em diversos tipos de nutrientes!

Faça mais exercícios físicos

A idade vai passando e a disposição vai diminuindo, não é mesmo?

Acontece que praticar exercícios físicos é uma questão de hábito. Ou seja, se no seu tempo livre, você só assiste televisão e usa o carro até mesmo para pequenas distâncias, vai ser difícil ter vontade de se exercitar.

Portanto, é preciso ter coragem para sair da zona de conforto.

Está indo para um lugar perto da sua casa, no qual você não precisa carregar sacolas e caixas pesadas? Então vá a pé. Além de economizar gasolina, você vai estar fazendo um bem danado para a sua saúde.

Se você puder frequentar academias, melhor. Porém, se você não dispõe de tempo necessário para essa atividade, fique tranquilo.

Você pode praticar alguns exercícios físicos em casa, por exemplo. Que tal colocar músicas animadas para dançar? Ou brincar no jardim com seus animais de estimação?

Você não precisa passar horas se exercitando. Alguns minutos de atividade física são suficientes para você melhorar a sua saúde.

Além disso, os exercícios físicos melhoram a sensação de bem-estar, dão mais energia e melhoram o seu sono.

Há muitos benefícios envolvidos. O que não dá é para ficar parado!

Controle as suas finanças

Pode ter certeza: você vai chegar na aposentadoria. Aliás, quando esse dia chegar, você vai se arrepender de todos os seus gastos supérfluos.

Você não precisa abrir mão de todos os prazeres da sua vida. Pelo contrário, não há nada de errado em aproveitar os bons momentos.


Só cuidado para algumas atividades não comprometerem o seu orçamento.

Planejamento financeiro é qualidade de vida. Gastar dinheiro com sabedoria, é uma forma de manter a sua saúde mental. Dívidas trazem muita preocupação e ansiedade. Você sabe disso, não é mesmo?

Durma pelo menos oito horas por dia

Dormir bem é qualidade de vida.

Quantas vezes você dormiu mal e acordou igual um zumbi? Isso pode prejudicar seu humor, produtividade no trabalho e até faz com que você ganha mais peso, sabia?

Por isso, é muito importante que você durma bem todas as noites. Se você tiver o privilégio de tirar uma soneca depois do almoço, melhor ainda!

Quem dorme mal vive ansioso e de mau humor. Você com certeza não quer que isso aconteça com você, não é mesmo?

Passe mais tempo com a sua família

Tem coisa melhor do que passar um dia inteiro ao lado das pessoas que você ama?

Infelizmente, não é possível fazer isso todo dia. Mas sempre que tiver a chance aproveite.

Com certeza você já perdeu pessoas muito importantes para você, não é mesmo? Você não pode trazê-las de volta para esse mundo. Entretanto, pode aproveitar seu tempo livre com as pessoas que ainda estão aqui.

Por isso, não perca a oportunidade de almoçar com a sua família no domingo e ver seus filhos e/ou netos crescerem. O tempo passa rápido e se você não aproveitar, vai se arrepender depois.

Sempre que puder, faça mais atividades em família. Não precisa ser nada sofisticado ou caro. Um passeio no parque é suficiente para vocês fortalecerem os laços e se divertirem.

Leia mais livros

Investir em conhecimento é investir no bem-estar e em sabedoria.

Ler é uma forma de esquecer dos problemas do mundo, ampliar seus horizontes e adquirir conhecimento. Se você quer se tornar mais culto e inteligente, está na hora de adquirir mais livros.

Pode ser sobre o assunto que você quiser. O importante é você adquirir o hábito de ler algumas páginas todos os dias.

Fuja de situações estressantes

Ok, nem sempre é possível ignorar situações difíceis.

Mas quantas vezes você já se estressou por pouca coisa e se arrependeu? Em quantas situações poderia ter apenas ignorado o problema?

Sempre que puder, fuja de situações que fazem você se sentir amargurado, estressado e angustiado.

O estresse é prejudicial em qualquer fase da vida. Mas após os 40, se torna ainda mais perigoso.

Você sabia que pessoas que se estressam diariamente tem mais chances de sofrerem infartos?

Nem tudo merece a sua atenção. Tem coisas que é realmente melhor deixar para lá.

Quando precisar passar por situações difíceis, lembre-se que isso é passageiro. Assim que puder sair do local, procure relaxar e esquecer o que aconteceu. Não deixa toda essa energia negativa contaminar a sua vida.

Cuidar da saúde mental é importante. Do que adianta se alimentar bem, se exercitar se você simplesmente não consegue relaxar?

Você ainda tem muita coisa para viver. Mas para chegar na aposentadoria com saúde e qualidade de vida, é importante mudar seus hábitos.


Durma melhor, coma bem, se exercite e principalmente, tente ver o lado bom da vida!

Deixe sua resposta!