7 Plantas Medicinais para Desintoxicar o Pâncreas

O pâncreas é um órgão ou uma glândula (já que produz hormônios), que está localizado na cavidade abdominal. Suas funções no organismo são diversas e vão desde a participar na digestão dos alimentos ao regular os níveis de glicose no sangue.

Se o pâncreas está afetado, o nosso metabolismo é seriamente afetada e pode tornar-se uma condição grave. Algumas plantas medicinais e hábitos pode nos ajudar a manter a saúde do nosso pâncreas.

Doenças do pâncreas

Existem várias doenças que podem afetar o pâncreas, mas pouco se distinguem três, a pancreatite (aguda e crônica), o câncer de pâncreas e a insuficiência pancreática.

Câncer de pâncreas

07 Plantas Medicinais para desintoxicar o Pâncreas

Trata-se do câncer que afeta o referido órgão e potencialmente mortal, já que na maioria dos casos, é diagnosticado depois que se espalha pelo corpo (metástase), o que é considerado um estado avançado de câncer.

Insuficiência pancreática

Ocorre quando o pâncreas não é capaz de produzir suficientes enzimas digestivas (exocrina) ou não produz insulina suficiente (endócrina). É cada vez mais comum hoje em dia, e os especialistas acreditam que se deve aos maus hábitos de alimentação, uma dieta pouco nutritiva, o estresse, fatores que podem afetar a saúde em geral, incluindo o pâncreas.

Pancreatite


É a Inflamação do pâncreas.

Sintomas de doença do pâncreas

Os sintomas podem variar dependendo da doença do pâncreas. Incluem-se os seguintes:

  • Dor abdominal;
  • Emagrecimento sem motivo aparente;
  • Vômitos;
  • Febre;
  • Alterações nos níveis de glicose no sangue.

Em geral, estes sintomas podem ou não estar presentes, dependendo da doença do pâncreas, no entanto, não é recomendável ignorar nenhum desses sintomas, e recorrer a um médico para que se faça o devido diagnóstico.

Sete Plantas medicinais para desintoxicar o pâncreas

Diversas plantas e até mesmo temperos podem ser utilizados para a saúde do pâncreas. As plantas medicinais podem ser utilizadas para o tratamento e melhorar essas condições, no entanto, no caso de câncer e insuficiência pancreática sua eficácia ainda se discute, é por isso que não é recomendável substituir o tratamento convencional para essas doenças do pâncreas, embora as plantas podem melhorar o seu estado

1. Raiz de dente-de-leão

Pode ser útil no tratamento de certas doenças do pâncreas. A raiz de dente-de-leão é conhecida por seus benefícios para a vesícula biliar e o fígado, ajudando a estimular a bile, o que, por consequência, favorece a saúde do pâncreas já que diminui a carga de trabalho do pâncreas. É importante consultar um especialista antes de consumi-la para que nos recomende a dose adequada.


2. O alho

Costuma-se recomendar para uma boa circulação, além disso, trata-se de um bactericida que evita algumas infecções e ajuda a tratar. Além disso, também é um remédio popular para tratar parasitas intestinais. O alho, por outro lado, pode ser usado para controlar os níveis de glicose no sangue, melhorando o funcionamento do pâncreas.

3. Raiz de genciana

Usada comumente para tratar problemas digestivos, a raiz de genciana também pode ser usada para tratar a pancreatite crônica, além disso estimula o apetite e é uma raiz nutritiva. É vermífuga, ajuda a fortalecer o fígado.

4. Canela


Trata-se de uma espécie muito comum, que favorece a boa digestão, e é frequentemente utilizado regularmente em diversas preparações. No caso da saúde do pâncreas, é usada para ajudar a diminuir os níveis de glicose no sangue.

1 de 2

Deixe sua resposta!