Alimentação Durante a Gravidez: Não Coma Por 2!

Durante a gravidez, é essencial manter uma alimentação equilibrada. O consumo de uma grande variedade de alimentos saudáveis fornece à mulher e ao feto em desenvolvimento, proteínas, vitaminas, sais minerais e outros nutrientes. Mas atenção, comer bem não significa comer muito nem comer “por dois”.

O estado nutricional da mulher antes de engravidar é bastante importante e são já consensualmente conhecidas pela comunidade científica as consequências de um estado nutricional pouco adequado, nomeadamente ao nível das malformações do tubo neural, Diabetes Gestacional, gravidez de risco, risco de morte neonatal, entre outras.

A gravidez não é o momento para perder peso, o objetivo nutricional apropriado é escolher alimentos de alta qualidade nutricional e evitando alimentos desnecessários ricos em calorias.

Quando se fala em alimentação durante a gravidez a questão do peso surge quase de imediato na nossa mente. Segundo o “Institute of Medicine” o aumento peso deverá estar entre 9.3 a 13 kg para mulheres de peso normal; 10.5 a 15 kg para mulheres abaixo do peso ou com sobrepeso. No entanto, é importante avaliar a grávida no seu todo.

“Comer por dois” faz parte do passado, ainda assim a grávida deve consumir cerca de 2500 cal por dia, com aumento de 300 cal no 2º e 3º trimestres.
O ganho de peso do 2º e 3º trimestres constitui um fator determinante para o crescimento fetal.

Suplementos pré-natais

A maioria dos médicos receita suplementos pré-natais multivitamínicos e de sais minerais porque muitas grávidas não comem o suficiente para compensar o aumento das necessidades de nutrientes, sobretudo no que toca ao ácido fólico. O suplemento de ácido fólico diminui o risco de deficiências no tubo neural.

Alimentos que devem ser evitados durante a gravidez

Laticínios não pasteurizados, sobretudo queijos de pasta mole e queijos curados por ação de bolores.
Opte por fiambre de peru ou frango
Caso não esteja imune a toxoplasmose evite comer alimentos crus sem que tenha a certeza que estes se encontram bem lavados ou desinfectados, carne mal passada. Opte por legumes cozinhados e carnes muito bem passadas.
Álcool, como os dados são insuficientes neste momento para recomendar qualquer nível de segurança de consumo durante a gravidez, a abstinência de álcool durante este período é o recomendável.
As grávidas devem reduzir o consumo de cafeína de todas as fontes – café, chá, cacau e cola – a 300mg por dia ( ex.: 2 xícara /dia de café)

Pequenos incômodos durante a gravidez

Enjoos e náuseas matinais
Para prevenir os enjoos que, normalmente, desaparecem entre as 12 e as 16 semanas, é preferível:
• Comer várias vezes ao dia e pouco de cada vez;
• Evitar refeições com muita gordura;
• Beber muita água em pequenas quantidades de cada vez;
• Comer alimentos secos como tostas ou bolachas de água e sal.

Prisão de Ventre (Obstipação)

A prisão de ventre é um problema muito comum durante a gravidez, com tendência a agravar-se ao longo deste período. Acontece em parte devido a alterações hormonais, que têm um efeito relaxante sobre os intestinos, pelo que a passagem dos alimentos é mais demorada. Para evitar esta situação é importante:
• Beber muita água ao longo do dia (2 litros)
• Consumir diariamente fruta, legumes e cereais ricos em fibra

Veja Também:

  • Como evitar ficar com estrias durante a gravidezComo evitar ficar com estrias durante a gravidez Durante a gravidez, uma das grandes preocupações das mulheres é o aparecimento de estrias. Estas marcas, ou cicatrizes, uma vez que apareçam, não há como eliminá-las. Mas para felicidade […] Posted in Dicas
  • Meditação para Grávidas: Comunicação profunda com o bebêMeditação para Grávidas: Comunicação profunda com o bebê A gravidez é mais do que um estado físico da mulher. Durante o período de gravidez, a mulher está gerando dentro do seu corpo um novo ser. Uma mulher grávida com a sua consciência […] Posted in Dicas
  • As Crianças e a ComunicaçãoAs Crianças e a Comunicação Subitamente recebo a informação que, o meu filho não fala tão bem como as outras crianças, a professora faz a referência, as outras crianças comentam (nem sempre da forma mais simpática), […] Posted in Dicas
  • Dicas sobre como engravidar rápidoDicas sobre como engravidar rápido Saber como engravidar de forma planejada é uma escolha muito sensata para o casal, pois essa é uma atitude adulta e muito boa para a criança que ao nascer encontra uma equilibrada. Mas […] Posted in Dicas

Deixe uma resposta