Ambliopia – Cid 10: H53

Conhecida também por “olho vago” ou “olho preguiçoso” é um problema oftalmológico caracterizado por redução ou perda da visão num dos olhos sem que o olho afetado mostre qualquer anomalia estrutural. Ocorrem freqüentemente durante o período de amadurecimento do sistema nervoso central. Raramente afeta ambos os olhos. A baixa acuidade visual encontrada na ambliopia é devida ao desenvolvimento incompleto da visão foveal, estando a visão periférica preservada e o campo visual e acuidade escotópica normais.

Não informado

O diagnóstico faz-se através da avaliação da acuidade visual e constatando que é inferior ao normal; isto só é possível a partir dos três ou quatro anos de idade, quando a criança já colabora.Nas crianças menores, não colaborantes, podemos inferir que existe ambliopia de um olho quando há uma reação à oclusão do outro olho. Nos casos de estrabismo podemos inferir da presença de ambliopia de um olho quando a criança fixa os objetos apenas com o outro olho. Contudo a forma mais segura de diagnosticar e prevenir a ambliopia são a detecção de alterações oculares capazes de provocar o aparecimento de ambliopia. O rastreio destas alterações deve ser feito desde o nascimento e durante o primeiro ano de vida, pelos pediatras e pelos médicos de família. Durante o segundo e o terceiro anos de vida, todas as crianças deveriam ser rastreadas pelo oftalmologista no sentido de excluir a presença de erros refrativos importantes capazes de provocar ambliopia ou capazes de provocar estrabismo e por conseqüência ambliopia.

O único sintoma da ambliopia é a diminuição da visão! Contudo as crianças raramente se queixam de má visão, pelo que mais importante que os sintomas são os sinais de má visão. É importante ter em consideração que uma criança que tenha uma muito má visão de apenas um dos olhos não tem qualquer limitação visual! Mesmo na presença de diminuição da acuidade visual dos dois olhos, muitas crianças não aparentam qualquer limitação da função visual!

O tratamento clássico da ambliopia é a oclusão do olho de melhor visão, sendo que as ambliopias não tratadas até oito anos de idade são consideradas irreversíveis. O tempo de oclusão depende da intensidade e da idade do paciente. Estudos recentes empregando levodopa e oclusão mostrou que é possível melhorar significativamente a acuidade visual, independentemente da idade, em determinados pacientes com ambliopias antes consideradas intratáveis. Tendo em vista a literatura mostrar que a pessoa com pouca visão em um dos olhos tem maior chance de acidentar o olho de melhor visão, devemos tentar melhorar a acuidade visual do olho com ambliopia sempre que possível.

A prevenção efetiva da ambliopia está no exame oftalmológico de todas as crianças antes dos dois anos de idade, pois os estrabismos ou as diferenças de grau podem passar despercebidos aos pais e ao pediatra.

Veja Também:

Deixe uma resposta