Anemia ferropriva – CID 10: D50

Esse tipo de anemia faz parte do grupo das anemias hemolíticas que têm como anormalidade comum a diminuição da vida média dos glóbulos vermelhos. É a causa mais freqüente de anemia em crianças e mulheres. O ferro é imprescindível na formação da hemoglobina; portanto, níveis baixo de ferro no sangue levam à diminuição do conteúdo de hemoglobina no glóbulo vermelho. Geralmente, a falta de ferro ocorre por deficiência na ingestão, porém pode ocorrer por perda crônica de sangue ou por defeitos de absorção. O aleitamento materno protege a criança, devido à passagem e absorção sistemática do ferro pela amamentação. O leite de vaca não contém ferro suficiente para prevenir a anemia. Nas mulheres, a principal causa de anemia ferropriva é a menstruação excessiva. Nos homens adultos o tubo digestivo deve ser sempre investigado, assim como em mulheres acima dos 50 anos ou naquelas com história de perdas menstruais.

Não registrado.

O médico fará o diagnóstico da anemia ferropriva baseado em exame físico, histórico médico, e resultados de testes. Assim que o médico souber a causa e severidade da anemia ferropriva, ele poderá traçar um plano de tratamento para o paciente.

Veja também

Como o sangue circula por todo corpo, as conseqüências da anemia podem manifestar-se com um conjunto amplo de sintomas e sinais, incluindo palidez, cansaço, desânimo, sonolência, palpitações, dor de cabeça, perda do poder de concentração e irritabilidade.

Detectada a anemia, além da dieta alimentar, pode-se usar panela de ferro ou mesmo utensílios com ferro para cozinhar os alimentos de forma geral. O ferro passa da panela para os alimentos. As crianças devem ser submetidas também a exames de fezes, pois alguns vermes, como o ancilóstomo, podem causar anemia. O uso de vitaminas a base de ferro deve ser orientado pelo médico.

O fígado, a carne de vaca, o peixe e o frango são ricos em ferro. Muitos vegetais, como o espinafre, possuem altas concentrações de ferro; porém o ferro de origem vegetal é de difícil absorção. Sucos de laranja e limão, por possuírem altas doses de vitamina C, facilitam a absorção do ferro.

Deixe uma resposta