Aprenda Como Diminuir as Cólicas Menstruais

Cólicas Menstruais

O período menstrual é de muito incomodo para a mulher, não bastasse a menstruação em si, existem uma serie de coisas que aparecem junto com ela, e a que mais incomoda a maioria das mulheres é a cólica. Também conhecida pelos médicos como dismenorréia, a cólica pode ser tão intensa em algumas mulheres que essas ficam impossibilitadas de fazer algumas atividades.

A cólica, por mais que não pareça, é uma muito comum e é causada pela contração das paredes do útero. O problema é que muitas vezes essas contrações são tão fortes que se tornam algo incapacitante, sendo causa comum de ausência no trabalho, escolha e outras atividades.

A dismenorréia não acontece em todo ciclo menstrual, mas cerca de 90% das mulheres se queixam com esse problema. O fato é que de tão “acostumada” que já estão às mulheres sequer se dão contam de que podem ter um problema que prejudica suas atividades mais que pode ser facilmente resolvido.

Esse problema pode ocorrer por motivos primários ou secundários. As causas primárias são as alterações hormonais, as causas secundárias são os pequenos distúrbios como endometriose, miomas, cistos no ovário, uso prolongado de DIU, inflamações na área pélvica e raramente câncer.

Pra saber o tipo de cólica e tomar algum medicamento você precisa consultar um ginecologista pra saber que tipo de dismenorréia você tem e como proceder.

Entre os tratamentos possíveis para amenizar a cólica está o uso de anti inflamatórios não hormonais, que agem em cerca de 30 minutos.

Outra forma de amenizar as dores da cólica é uma serie de pequenas ações, por exemplo, beber um pouco de chá quente, tomar um banho morno, fazer massagens delicadas sobre o abdome, fazer compressas mornas na região lombar, deitar de costas e com um travesseiro apoiado na parte de trás do joelho, fazer exercícios leves como caminhada, repousar e evitar o estresse durante esses períodos.

Não esqueça de sempre procurar o seu médico.

Veja Também:

Deixe uma resposta