Dieta rica em fibras resulta em menor risco de doença cardíaca

Podemos ter ouvido isso antes, mas os benefícios de uma dieta saudável – com muita fibra e legumes frescos – pode contribuir para a saúde do coração em geral, de acordo com uma nova pesquisa da Universidade de Leeds no Reino Unido.

A pesquisa, publicada em bmj.com, quanto maior ingestão de fibras, menor risco de doença cardiovascular e tanto a doença cardíaca coronária . Os pesquisadores afirmam que o risco diminui significativamente a cada 7 g adicional de fibra comido todos os dias.

E como a temporada de férias começou e suas séries de tentações, este pode ser um lembrete oportuno para repensar a sua abordagem para as refeições e redescobrir os sabores dos alimentos frescos.

Os estima que 300.000 Brasileiros morrem de doença cardíaca a cada ano. Mas a nova pesquisa mostra que as mudanças de estilo de vida simples podem ter um impacto maior do que se pensava anteriormente.

A boa notícia é que as taxas de doença cardiovascular e doença cardíaca coronária estão em declínio nos EUA e muitos países europeus inclusive no brasil. Mas alguns ajustes na dieta podem reduzir drasticamente os riscos.

Os pesquisadores analisaram dados de 22 estudos de coorte publicados entre 1 de Janeiro de 1990 e 06 de agosto de 2013, que registrou ingestão de fibra alimentar e de fibra subtipos totais, bem como eventos cardiovasculares. Os dados vieram de os EUA, Europa, Japão e Austrália.

A equipe olhou ingestão total de fibras, mas, em seguida, “afinado” a pesquisa, quebrando a fibra insolúvel em – grãos integrais, casca de batata, etc – insolúveis – feijão e leguminosas, nozes, aveia, cevada, etc – cereais, frutas, vegetais e outras fontes.

Os pesquisadores descobriram que a probabilidade de um evento cardíaco constantemente diminui com o aumento do consumo de fibras de frutas total insolúvel e vegetais.

Curiosamente, eles descobriram que a fibra solúvel foi associado a uma maior redução do risco de doença cardiovascular, enquanto a fibra de cereais reduziu mais significativamente o risco de doença cardíaca coronária. Maior ingestão de fibras de frutas foi também observada para diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

Estes resultados, segundo os pesquisadores, estão em linha com as recomendações atuais para aumentar a ingestão de fibras e mostram como uma grande redução do risco de eventos cardíacos adversos é possível com algumas mudanças simples na dieta.

Eles sugerem que o adicional de 7 g de fibra pode ser conseguida através da adição de uma porção de grãos integrais (pão, cereais, arroz ou massa) e uma porção de feijão ou lentilhas à sua dieta diária. Adicionando duas a quatro porções extras de frutas e legumes também é uma opção, dizem.

Recomendamos o aumento da ingestão de frutas, defendendo uma mistura de verde, vermelho e laranja legumes escuros, bem como feijões e ervilhas. Também sugere que, pelo menos, metade de todos os grãos consumidos deve ser de grãos inteiros.

Os autores concluem que as dietas ricas em fibra “estão significativamente associados a um menor risco de doença cardíaca coronária e doença cardiovascular e refletir recomendações para aumentar a ingestão.”

Veja Também:

  • Dieta e Nutrição: Conheça os conceitos básicosDieta e Nutrição: Conheça os conceitos básicos A Nutrição exerce um importante papel em toda nossa vida inclusive antes do nascimento ainda que muitas vezes não tenhamos consciência desse fato. Cada dia e várias vezes ao dia […] Posted in Artigos
  • 20 Respostas Definitivas para as suas Dúvidas sobre Dieta20 Respostas Definitivas para as suas Dúvidas sobre Dieta Se você, apesar de todas as dietas que já fez na sua vida, ainda não chegou ao seu peso ideal, chegou a hora de ser feliz. Você está cansado(a) de ouvir frases do tipo: Só é gordo quem […] Posted in Artigos
  • O que é Obesidade?O que é Obesidade? Até pouco tempo, a maioria das pessoas pensava que a obesidade era um problema fundamentalmente estético. No entanto, no estágio atual da humanidade, a necessidade de modificar esse […] Posted in Artigos
  • Obcecados pela Beleza: ser ou ter?Obcecados pela Beleza: ser ou ter? Beleza e estética podem ser paraíso? Prisão? Estamos irremediavelmente presos à nossa imagem? O espelho de vidro apenas denuncia esta prisão? A avaliação psicológica deve anteceder […] Posted in Artigos

Deixe uma resposta