Você consome alimentos seguros?

Além de garantir que nossas refeições sejam saborosas e saudáveis do ponto de vista nutricional, é preciso que estejamos sempre atentos à forma de manuseio dos alimentos. Da produção no campo até o preparo na cozinha, alguns cuidados são fundamentais para eliminar riscos de contaminação e consumir os alimentos de forma segura. Veja o que preconiza a Organização Mundial da Saúde (OMS) em suas Regras de Ouro para a Preparação Higiênica dos Alimentos:

Preferir alimentos tratados com objetivos higiênicos
Apesar de muitos alimentos serem melhor em estado natural (ex: frutas e hortaliças), outros só são seguros quando estão tratados (ex: frango e leite). Os alimentos que se consomem crus devem ser lavados cuidadosamente.

Cozinhar bem os alimentos
Muitos alimentos crus (em particular os frangos, a carne e o leite não pasteurizado) estão, a princípio, muito contaminados por microorganismos patogênicos, que podem ser eliminados ao se cozinhar bem os alimentos. A temperatura aplicada deve chegar a pelo menos 70 graus celsius em toda a massa do alimento (interna e externamente). A comida congelada (carne, frangos e pescados, por exemplo) deve ser descongelada completamente antes de ser cozida.

Consumir imediatamente os alimentos cozidos
Quando os alimentos cozidos são deixados à temperatura ambiente, os microorganismos se multiplicam. Quanto mais se espera, maior o risco.

Guardar cuidadosamente os alimentos cozidos
As sobras de alimentos cozidos devem ser armazenadas em condições de calor (acima de 600 graus celsius) ou de frio (abaixo de 100 graus celsius). Um erro muito comum e principal causa de muitas intoxicações alimentares é colocar na geladeira uma grande quantidade de alimentos quentes. Em uma geladeira muito cheia, os alimentos cozidos não esfriam internamente com a rapidez desejada. Se a parte central do alimento permanece quente por um período longo, os microorganismos proliferam e alcançam rapidamente uma concentração suficiente para causar doenças.

Reaquecer bem os alimentos cozidos
Um bom reaquecimento implica que todas as partes do alimento alcancem uma temperatura de 700 graus celsius.

Evitar o contato entre os alimentos crus e os cozidos
Um alimento bem cozido pode também se contaminar com um mínimo contato com alimentos crus. Assim, por exemplo, não se deve preparar um frango cru e logo depois utilizar a mesma tábua e a mesma faca para cortar o frango cozido.

Lavar as mãos freqüentemente
As mãos devem ser lavadas antes de começar o preparo dos alimentos e após qualquer interrupção. Não se deve esquecer que animais de companhia, como cães, pássaros e tartarugas, hospedam freqüentemente microorganismos patogênicos perigosos, que podem passar às mãos das pessoas e aos alimentos.

Manter cuidadosamente limpas todas as superfícies da cozinha
Como os alimentos se contaminam facilmente, convém manter limpas todas as superfícies utilizadas para prepará-las. Os panos que entram em contato com pratos ou utensílios devem ser trocados constantemente e os panos de chão também devem ser lavados com freqüência.

Manter os alimentos fora do alcance de insetos, roedores e outros animais
A melhor medida de proteção é guardar os alimentos em recipientes bem fechados.

Utilizar água pura
A água pura é tão importante para a preparação dos alimentos quanto a de beber. Se a fonte de água não é confiável, convém ferver a água antes de utilizá-la nos alimentos ou de transformá-la em gelo.

Fonte: SITE SESI

Veja Também:

  • O que é Obesidade?O que é Obesidade? Até pouco tempo, a maioria das pessoas pensava que a obesidade era um problema fundamentalmente estético. No entanto, no estágio atual da humanidade, a necessidade de modificar esse […] Posted in Artigos
  • Quer emagrecer? Entenda o que é Peso RealQuer emagrecer? Entenda o que é Peso Real Peso real ou peso possível, o é o peso a que, de modo razoável, pode chegar uma pessoa que faz tratamento para emagrecer. Ele varia segundo o sexo, a estatura, a constituição, a idade […] Posted in Artigos
  • Dieta e Nutrição: Conheça os conceitos básicosDieta e Nutrição: Conheça os conceitos básicos A Nutrição exerce um importante papel em toda nossa vida inclusive antes do nascimento ainda que muitas vezes não tenhamos consciência desse fato. Cada dia e várias vezes ao dia […] Posted in Artigos
  • Obcecados pela Beleza: ser ou ter?Obcecados pela Beleza: ser ou ter? Beleza e estética podem ser paraíso? Prisão? Estamos irremediavelmente presos à nossa imagem? O espelho de vidro apenas denuncia esta prisão? A avaliação psicológica deve anteceder […] Posted in Artigos

Deixe uma resposta