Como aproveitar melhor as saunas, precauções a tomar

Você Está Aqui: Dicas de Saúde // Relaxamento // Como aproveitar melhor as saunas, precauções a tomar

Uma tradição finlandesa, a sauna é um banho de ar quente tomado num quarto forrado de madeira não tratada que absorve a umidade. No banco superior, a temperatura não deve ir além de 80°C, e a umidade relativa deve situar-se entre 5 e 10%; no banco mais baixo, a temperatura deverá ser de 50—60°C, com uma umidade entre 8 e 15%.

Veja também

O calor faz subir a temperatura da pele acima da temperatura norma) do corpo, que é de cerca de 37°C, aumentando o afluxo de sangue à pele. As glândulas sudoríparas abrem-se, limpando poros em áreas que normalmente não transpiram. Este processo tem por objetivo causar um relaxamento, aliviando as dores e limpando a pele.

Antes de entrar numa sauna, dispa-se, tire os óculos ou as lentes de contato, se usar, e as jóias. Enrole-se numa toalha e sente-se sobre uma toalha espessa. Permaneça na sauna durante 5—15 minutos, ou menos, se sentir muito calor ou falta de ar. Saia, nade um pouco ou tome uma ducha de água fria e torne a entrar na sauna por mais Sou 10 minutos. Volte a sair e dê mais umas braçadas ou tome outra ducha. Em seguida, descanse durante 20 minutos para esfriar completamente. Não saia diretamente da sauna para o frio, pois a reação poderá provocar um aumento rápido e perigoso de pressão arterial. Beba pelo menos 1 litro de água, a fim de compensar o líquido que o corpo perdeu através da transpiração.

ATENÇÃO

As pessoas com pressão alta ou baixa, problemas cardíacos, diabetes ou qualquer outro tipo de doença não devem fazer sauna. Também as pessoas de idade mais avançada e as grávidas devem
evitá-la.

Deixe uma resposta