Como Fazer Yoga

yoga

Considerada no mundo ocidental como uma simples forma de descontração e de manutenção da flexibilidade do corpo, a ioga é, para os seus adeptos, uma filosofia de vida completa.

O tipo de ioga mais generalizadamente praticado no Ocidente e que maior ênfase dá à são de é o hatha ioga.

Podem praticar ioga pessoas de todas as idades, mas quem sofrer de alguma doença. (artrite, dores nas costas) deverá consultar previamente um médico.

A melhor maneira de se aprender a ioga corretamente é recorrer a um instrutor.
Pratique a ioga numa sala sossegada, moderadamente aquecida e arejada, com espaço para você poder se esticar, sobre chão acarpetado ou uma manta ou um cobertor, pois o frio dificulta o relaxamento. Use roupas largas e fique descalço. Mantenha uma postura só enquanto ela for confortável. Respire normalmente pelo nariz. Concentre o pensamento no relaxamento muscular.

Veja também

Eis alguns exercícios de ioga para principiantes que podem ser executados em casa.

Postura de descanso

Deite-se de costas, com os braços ao lado do corpo, as palmas das mãos para cima, as pernas estendidas e ligeiramente afastadas. Feche os olhos e imagine que está flutuando. Role a cabeça lentamente da esquerda para a direita e novamente para a esquerda dez vezes. Relaxe cada parte do corpo, começando pelos pés e subindo até a cabeça. Concentre-se em cada parte do corpo até que ele fique livre da tensão.

Exercícios respiratórios

Deite-se de costas e relaxe. Inspire lentamente, contando até quatro dilatando o estomago e distendendo as costelas inferiores suave- mente, sem esforço. Expire devagar, contando também até quatro.

Postura de rã

Utilize um cobertor enrolado para apoiar os pés e outro por cima do primeiro para se sentar. Ajoelhe-se no chão. Apóie as mãos no chão e descanse o pés no cobertor enrolado. Com os joelhos juntos, separe os pés cerca de 45 cm. Sente-se sobre o cobertor e descanse as mãos sobre os joelhos. Não faça incidir o resto do corpo sobre a região interior das pernas. Abaixe ligeiramente o queixo. Abaixe as pálpebras e olhe para o chão. Conserve os ombros descidos e a coluna vertebral ereta. Tente manter esta posição durante dois a cinco minutos, respirando normalmente.

Saudação ao Sol

A seguir, experimente esta seqüência:

  1. De pé e com os pés juntos, inspire profundamente, levante os braços acima da cabeça e incline-se para trás.
  2. À medida que expira, curve-se lenta- mente para a frente até tocar com as mãos no chão.
  3. Inspire profundamente, dobrando o joelho esquerdo, e estenda a perna direita para trás, esticando o pescoço para a frente. Depois, apóie-se sobre as mãos, com os braços esticados, enquanto estende a perna esquerda para trás, mantendo o corpo em linha reta.
  4. Expire, abaixe os joelhos, a testa e o peito até o chão; a seguir, abaixe os quadris e relaxe os pés.
  5. Inspire novamente enquanto levanta a ‘arte de cima do tronco sobre os braços o.tendidos, estendendo-se lentamente para cima, com as costas arqueadas e a cabeça para trás; não levante os ombros.
  6. Levante-se apoiado nos braços, com os pés bem plantados no chão, e levante os quadris até as pernas ficarem retas, 7.
  7. Dobre o joelho direito e ponha o pé direito para a frente. Depois, ponha também o pé esquerdo para a frente e endireite as pernas.
  8. Levante-se lentamente, voltando à posição 1.

Deixe uma resposta