Como manter uma boa saúde

boa-saude

A definição no dicionário é clara: saúde é o estado de boa disposição física e psíquica, bem-estar. Doença é o que vem romper essa disposição, abalar o ser humano.

Quando o corpo adoece precisa de cuidados especiais. Quanto mais rápida a doença é diagnosticada, mais fácil e rápida será também a recuperação. Por isso é errado o hábito que muitas pessoas têm de deixar os sintomas acumularem e, só quando fica impossível suportar, procuram auxílio médico.

Um dos principais sintomas da doença é a dor. Ela é o alarme do corpo para demonstrar que algo não vai bem. Sua intensidade costuma funcionar como termômetro do grau de intensidade da doença.

Por mais desagradável que seja, a dor tem seu lado benéfico, que é avisar quando uma doença está chegando. Sem a dor, o ser humano dificilmente teria como notar que há algo de errado com seu corpo.

A medicina foi uma das ciências que mais sofreu avanços nos últimos anos e tem caminhado para uma tendência muito positiva: a prevenção. A medicina preventiva trata não do corpo doente, mas do corpo são para evitar que ele adoeça.

Muitas doenças podem ser evitadas ou amenizadas com cuidados preventivos, e logo nos primeiros sintomas. Mas isso não significa desesperar-se ao primeiro espirro, por exemplo. O ideal é estar sempre atento aos sinais do corpo.

Quando ele avisar que está doente, procurar logo um médico.
Há vários tipos de doenças. As mais graves geralmente necessitam de tratamento por muito tempo, às vezes exigem até acompanhamento por toda a vida. E têm as mais simples, as quase rotineiras: um pequeno resfriado, uma leve dor de cabeça. Existem também as doenças do mundo moderno, resultado de nervosismo, correria, má alimentação. Essas têm se tornado cada vez mais freqüentes e seu tratamento nem sempre é fácil, porque muitas vezes implica em mudança de hábitos bastante arraigados.

Doenças leves, complicadas ou graves.
O fato é que ninguém gosta de ficar doente. O bom é gozar sempre de excelente saúde. Por isso, estar bem informado sobre essa área pode trazer bons frutos e garantir uma saúde melhor.

Veja Também:

Deixe uma resposta