Como se calcula a sensação térmica?

Em alguns dias do ano, principalmente no inverno, vemos que as previsões do tempo nos dão uma temperatura, mas quando saímos na rua, parece que está muito mais frio do que parece. Essa temperatura que você sente é a chamada sensação térmica.

Como é possível saber quantos °C estamos sentindo? Qual é a variação da temperatura ambiente para a sensação térmica? Para responder essas perguntas e muitas outras que a física e seus profissionais existem. A maneira mais fácil de calcular a sensação térmica é fazendo uma relação entre a temperatura ambiente e a velocidade dos ventos, quando mais rápidos forem os ventos, mais baixa é a sensação térmica em função da temperatura marcada nos termômetros.

Sentimos essa diferença de temperatura pelo simples fato do vento nos tirar calor do corpo, quando o vento sopra e bate em nossa pele, o calor do nosso corpo diminuído, ou seja, não é a toa que usamos um ventilador no verão para nos refrescarmos.

Veja também

O mesmo ocorre com a umidade do ar, pois, já que a temperatura está baixa, as gotículas de água também serão frias e as mesmas influem na sensação térmica que sentimos, não preciso nem lembrar que tomamos banho de piscina para nos refrescarmos no verão, não é?

A maneira mais fácil de calcularmos a sensação térmica é seguindo a tabela fornecida pelo INMET, o Instituto Nacional de Meteorologia que você pode ver abaixo.

A tabela pode não ser totalmente exata, porém é muito próxima do resultado correto. Para atingir a temperatura exata na sensação térmica, é necessário levar em conta a umidade do ar, o que torna o calculo muito mais complexo, então deixemos essa aula de física para os meteorologistas.

Quando o dia está quente, cerca de 30 graus ou mais, o efeito se torna o contrário, sendo influenciado apenas pela umidade do ar, que agora é a principal vilã, por isso que quanto mais quente e úmido é o dia, mais alta é a temperatura da sensação térmica, pois quando a humidade do ar é alta, o corpo não produz tanto suor, que é responsavel pelo resfriamento natural do corpo.

Deixe uma resposta