Descubra a quantidade de açúcar nos refrigerantes

Quem não gosta de tomar um refrigerante, não é mesmo? A bebida ‘dos deuses’ tem o sabor melhor do que qualquer outra bebida, doce e refrescante. Mas, você sabe o quão prejudicial à saúde pode ser o refrigerante? Tem ideia da quantidade de açúcar que você ingere quando toma uma garrafa pet de 600 ml da bebida?

Para sabermos a quantidade de açúcar que qualquer substancia liquida têm, a maneira mais fácil é aquecer esse líquido dentro de algum recipiente até que a ‘água’ contida na substancia evapore, algo que sabemos que começa a acontecer a partir dos 100 °C. Quando somente o açúcar estiver dentro do recipiente aquecido, você verá que este é apenas um líquido viscoso misturado com a quantidade mínima de xarope usado para fazer o refrigerante.

Veja o vídeo abaixo, em que o dono do canal Manual do Mundo aquece quatro tipos de refrigerantes até que somente o açucar dos mesmos sobre.

Veja também

Mas, por que o refrigerante faz mais mal que a maioria das outras bebidas?

O açúcar contido no refrigerante faz com que o corpo entenda que está sendo nutrido, liberando enzimas que podem catalisar a energia que obtemos na substancia, porém, essas enzimas são inexistentes e o açúcar é armazenado como gordura no corpo e vitaminas e minerais ainda são perdidas no processo.

Refrigerante Diet ou Light é saudável?

Absolutamente não, pois o açúcar que é ‘retirado’ de sua composição é substituído por outras substancias ainda mais prejudiciais à saúde, pois essas substancias imitam o açúcar e fazem o organismo pensar que está ingerindo glicose, enquanto não está. Consequentemente, esse açúcar (que é inexistente) é compensado do mesmo jeito, e a ingestão do açúcar que já está no corpo acontece do mesmo jeito.

Refrigerantes Diets ou Lights, embora não tenham o açúcar dos refrigerantes normais, tem todos os outros componentes artificiais, como os xaropes, aromatizantes, acidulantes, corantes e adoçantes de suas composições normais, ou seja, ao tomar um desses refrigerantes você está sendo enganado e está também se enganando.

Faz mal ou não?

Então, depois de tudo o que vimos, podemos concluir que tomar refrigerante faz mal à saúde? Não exatamente, pois qualquer alimento ou bebida em pequenas quantidades não faz mal nenhum a ninguém, porém, da mesma forma, qualquer substancia em grandes quantidades pode fazer mal, até mesmo aquela barra de cereais ou qualquer outra coisa “light”. Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta