Dicas para emagrecer

O ano está acabando, e nesse Ano Novo, novamente, muitos irão fazer a promessa do corpo ideal, de emagrecer até o fim de 2014 e todas as promessas relacionadas com dietas, emagrecimentos e saúde que já conhecemos. Para garantir que consiga chegar lá, sugiro que siga essas 7 dicas que separei especialmente a vocês!

1. Faça mais refeições durante o dia

Fazer de 5-6 refeições por dia é uma dica – não segredo – que qualquer pessoa que emagreceu com sucesso iria te dar, caso você perguntassem.

Apenas tomar café da manhã, almoçar e jantar é um hábito tão comum quanto acordar para a maioria das pessoas, e se trata de um hábito completamente errado e não saudável.

Quando nos alimentamos apenas 3 vezes ao dia, como segue a tradição:

  • Comemos mais do nosso corpo precisa, e como consequência, temos o excesso de comida sendo armazenado como gordura.
  • Ficamos muito tempo sem comer entre uma refeição e outra. Comemos muito agora, e apenas daqui 5 ou 6 horas novamente. Com essa rotina, nosso corpo não fica digerindo a comida nem mesmo metade do intervalo que damos entre uma refeição em outra, fazendo com que nosso metabolismo desacelere.
  • Acabamos ficando com fome no meio do caminho, além de desconfortável, aumenta a chance de acabamos por atacar as famosas “besteiras”.

Por outro lado, se passamos a nos alimentar 5-6 vezes por dia:

  • Mantemos o metabolismo ativo e portanto, chegamos mais rápido ao nosso objetivo.
  • Comemos menos.
  • Temos a oportunidade de comer e saborear um cardápio maior que teríamos nos alimentando apenas 3 vezes ao dia.
  • Ficamos saciados por mais tempo.
  • Não temos picos de insulina, contribuindo para nosso emagrecimento.

2. Não subtraia, mas adicione

Apesar de que, felizmente, esse conceito vem sendo derrubado, é ainda pensado por muitos que fazer dieta é sinônimo de jejum, de tirar coisas do cardápio, de passar fome. Enquanto isso pode ser um tanto verdade aqueles que possuem uma alimentação muito ruim, é igualmente verdade para todos que pretendem emagrecer com sucesso que adicione a dieta ao invés de somente subtrair.

Com adicionar eu quero dizer comidas que promoverão um melhor emagrecimento e mais saudável. Fibras, carboidratos complexos, legumes, proteinas boas são todos alimentos e fontes de nutrientes que precisamos e que promovem emagrecimento de verdade!

Buscar as fontes ideias dos macronutrientes (carboidratos, proteinas e gorduras) para sua dieta, e adicioná-los a seu cardápio é uma dica de extrema importância para qualquer dieta, e deve ser um dos primeiros passos a ser tomado.

3. Tenha uma boa noite de sono

Já falamos aqui no blog como uma boa noite de sono influencia no processo de emagrecimento (Não dormir bem engorda?).

É do senso comum pensarmos que dormir mal causa danos a nossa saúde mental e física, mas não nos damos conta de quanto e nem sabemos precisamente como. Mas pesquisas mostram como e quanto, e devemos ouví-las.

Não dormir, como já discutido aqui no blog, influência na liberação e não liberação de diversos hormônios, incluindo hormônios relacionados com sensação de saciedade e com apetite. Em resumo, uma boa noite de sono faz com que fiquemos mais saciados com nossas refeições durante o dia, assim como não tenhamos tanto apetite como teriamos dormindo mal.

E mais, dormir mal e pouco faz com que tenhamos um cansaço mental, causando um prejuízo em nossa tomadas de decisões, por exemplo, nossas escolhas de alimentos, que acabam passando a ser menos conscientes (importante para toda dieta) e mais instintiva (vamos dizer, besteiras).

Fica claro, portanto, como dormir bem, além de ser bom (!), torna-se crucial e assim, uma excelente dica para emagrecermos!

Veja também

4. Pratique exercícios físicos.

Antes de falarmos dessa dica, insisto em repetir mais uma vez aqui no blog: É possível emagrecer sem exercícios. Mas é impossível emagrecer sem uma boa dieta!

Dependemos totalmente de como nos alimentamos para emagrecermos, engordarmos, manter-nos. Assim sendo, a dieta é a questão principal de seu emagrecimento, enquanto o exercício é um (excelente) reforçador.

Com o passar dos anos, passei a conhecer meu corpo cada vez melhor. E minhas experiências passadas dizem que é possível emagrecer sem exercícios, apenas com uma boa dieta mesmo! No entanto, torna-se impossível para mim manter um emagrecimento sem me exercitar. Engraçado não?

Acontece que o exercício (que deve ser complementar, em minha opinião, em toda dieta), torna-se um forte reforçador de dieta.

Há uma porção de motivos pelos quais iniciamos um regime. O exercício, por sua vez, é um motivo pelo qual manter a dieta. O esforço feito na academia, ou em qualquer lugar onde você possa vir a praticar atividade física, torna-se um forte motivador pelo qual não desperdiçar seus esforços e suor, nem mesmo desistir de seus objetivos.

Claro, esses são apenas motivos mais psicológicos do exercício físico e como ele nos ajuda a nos manter na linha. Há além desses, muitos outros motivos que apoiam a prática de exercícios ainda mais:

  • Promove um emagrecimento ainda maior.
  • Se praticado HIIT, continuamos a perder peso durante um bom tempo após o exercício (48h), contribuindo imensamente à dieta.
  • Promove a saúde mental e física (aumenta auto-estima, trata e previne diversas doenças etc.).
  • É um momento seu.
  • É uma atividade a ser compartilhada com outras pessoas (amigos, familiares) e cria ambiente para conhecer novas pessoas.

5. Troque carboidratos simples por carboidratos complexos.

Trocar o arroz branco por arroz integral, o pão francês ou pão puma branco por pães integrais são trocas que resultam em aumento de peso perdido.

Carboidratos simples são carbs rapidamente digeridos, que causam picos de insulina, nos deixam com fome rapidamente e nos engordam! Por outro lado, e uma solução, está os carboidratos complexos, que retardam o processo digestivo de tal forma que nos sentimos saciados por mais tempo, mantemos o metabolismo funcionando, não há picos de insulina no sangue. Como consequência, emagrecemos mais rapidamente, assim como podemos tratar de doenças como diabetes.

Eu falo mais de carboidratos complexos e simples aqui. Sugiro a leitura deste.

6. Ande com uma garrafa d’água.

Enquanto a água não é a formula mágica do emagrecimento, ela promove uma grande diversidade de benefícios a nossa saúde.

Não irei citar aqui os benefícios já conhecidos da água, mas sim 2 benefícios gigantescos que observei e que julgo importantes para quem deseja emagrecer e perder barriga:

  • A água em si está relacionada universalmente a algo saudável, a dieta e emagrecimento (aquele rompimento de parar de tomar coca e trocar por água). Aumentando, e sempre andando com uma garrafa d’água, você estará se colocando automaticamente em um ambiente mais saudável e de dieta e emagrecimento. Tente e me conte se isso é verdade ou não.
  • Água pode ser um ótimo substituto para maus hábitos. Coca cola, tanto normal como zero, ou engordam, ou causam a vontade de doces e besteiras. Assim sendo, não são desejáveis em um processo de emagrecimento, e portanto, devem ser eliminados (ao menos o excesso, ou durante a maior parte da semana). Tomar água gelada e fresca frequentemente evitará em parte, e no longo-prazo, na totalidade, a busca de, por exemplo, coca-cola. Contribuindo para um regime de sucesso.

Leia também 10 motivos para você beber água diariamente

7. Curta a página do Facebook do Emagrecer&PerderBarriga e acompanhe dicas exclusivas levadas ao nossos fãs da maior rede social.

emagrecer&perder barriga no facebook

Deixe uma resposta