Redução do Estresse e do Colesterol

Embora os aspectos físicos do colesterol sejam conhecidos, a ligação psicológica entre o estresse e o colesterol é ainda muito vaga.

Alguns estudos dos últimos 15 anos analisaram a relação entre o estresse mental agudo e os níveis de lipídios no sangue. A maioria desses estudos mostrou que o estresse leva a pequenos aumentos do colesterol total e do colesterol LDL, mas, com menos freqüência, aumenta o colesterol HDL.

Nos estudos de Whitehall, os pesquisadores pediram aos participantes que fizessem uma série de tarefas moderadamente estressantes e classificassem seu nível de estresse antes e depois das tarefas. Descobriram que o colesterol LDL, HDL e total dos participantes subiu um pouco após as tarefas. Além disso, os pesquisadores descobriram que, três anos depois, os participantes com a maior resposta ao estresse apresentaram níveis mais elevados de colesterol no sangue.

Entretanto, não se sabe ao certo como o estresse afeta os níveis de colesterol no sangue. Evidências sugerem que o estresse pode provocar uma diminuição do volume do plasma. À medida que o volume do plasma diminui, a concentração de lipídios parece aumentar. Na verdade, quando essa mudança é percebida, o aumento no líquido não é tão significativo.

Também é possível que o estresse interfira na capacidade do corpo de eliminar o colesterol, ou que o estresse produza certos hormônios que secretam ácidos graxos, facilmente convertidos em colesterol LDL. O estresse também pode provocar inflamação.

Embora os efeitos do estresse no colesterol no sangue aparentemente sejam pequenos (em comparação à dieta e a outros fatores do estilo de vida), é recomendável que você mantenha o estresse sob controle.

Se a redução do estresse e qualquer outro método não funcionarem, seu médico pode passar a prescrever medicamentos. Mas eles não substituirão a terapia à base de dieta, como você verá na próxima seção.

Para obter mais informações sobre o colesterol, veja os links a seguir.

  • Causas de colesterol alto: dieta e genética são as principais causas de colesterol elevado. Saiba por que os números podem ser altos no seu caso.
  • Conseqüências de colesterol alto (em inglês): o colesterol leva diretamente a infartos. Descubra outros problemas de saúde que ele pode causar.
  • Dieta pobre em colesterol(em inglês): muitas dietas pobres em colesterol se concentram naredução da gordura saturada. Saiba como eliminar a gordura saturada desua dieta.
  • Como funciona o colesterol: o colesterol é essencial para o corpo. Descubra porque precisamos dele e saiba que quantidade é considerada excessiva.

Esses dados são apenas informativos. ELES NÃO TÊM OOBJETIVO DE PROPORCIONAR ORIENTAÇÃO MÉDICA. Nem os editores de ConsumerGuide (R), Publications International, Ltda., nem o autor, nem aeditora se responsabilizam por quaisquer conseqüências possíveisoriundas de tratamento, procedimento, exercício, modificação alimentar,ação ou aplicação de medicação resultante da leitura ou aplicação dasinformações aqui contidas. A publicação dessas informações nãoconstitui prática de medicina, e não substituem a orientação deseu médico ou de outros profissionais da área médica. Antes de sesubmeter a qualquer tratamento, o leitor deve procurar atendimentomédico ou de outro profissional da área da saúde.

Veja Também:

  • Como perder barriga sem precisar de nutricionistaComo perder barriga sem precisar de nutricionista Se você está com excesso de gordura abdominal e deseja perdê-la rapidamente o primeiro passo e mais importante é manter uma alimentação saudável. Saiba que para começar uma dieta […] Posted in Dicas
  • Emagreça tomando sopaEmagreça tomando sopa No processo de emagrecimento, os profissionais de nutrição sugerem sempre a ingestão de alimentos ricos em vitaminas e sais minerais necessários para uma atividade normal diária de […] Posted in Dicas, Alimentos
  • Dicas para perder barriga com creme com xantinaDicas para perder barriga com creme com xantina Se você está na corrida para queimar gordura abdominal, saiba que além de uma dieta saudável e exercícios físicos existem alguns tratamentos que podem ser feitos em casa e que dão […] Posted in Dicas
  • Veja como conseguir uma barriga negativaVeja como conseguir uma barriga negativa Barriga negativa é um termo que anda muito na moda e anda sendo utilizado principalmente entre os jovens. Barriga negativa é aquela barriguinha tão seca que as costelas e os ossinhos […] Posted in Dicas

Deixe uma resposta