em

É verdade que não se deve acordar um sonambulo?

Como já falamos na matéria ‘Por que precisamos dormir?’, o sono é vital para o ser humano, uma das regras básicas para a sobrevivência é ter energia, e esse é o nosso principal meio de recarregar as baterias. Durante o nosso descanso obrigatório de todos os dias o nosso corpo continua funcionando mesmo que em um ritmo reduzido, o suficiente para nos transformar em sonâmbulos.

Quando ouvimos falar em sonambulismo, logo pensamos em alguém falando: ‘cuidado para não acordar um sonambulo, pode até ser fatal para ele’, mas será mesmo que isso é verdade? Existe uma possibilidade da pessoa morrer se for acordada enquanto estiver sonambula?

O sonambulismo geralmente ocorre na terceira faze do nosso sono, a última do NREM (non-rapid eye moviment ou movimento não rápido dos olhos) que precedo o sono REM (rapid eye moviment ou movimento rápido dos olhos), conhecido como a faze do sono profundo. Essa é uma parte do sono sondo na qual é difícil a pessoa acordar, mas, acaso ela acorde, poderá ficar repentinamente agressiva, um pouco tonta, confusa e agitada, o que não vai durar muitos minutos.

Na mais terrível das suposições, o que pode acontecer é o sonambulo te atacar por estar tendo um pesadelo, o que é ainda é muito difícil, ou seja, não existe mal algum comprovado em acordar um sonambulo, pelo menos a ciência nunca encontrou algo que provasse o contrário.

Caso você encontre um sonambulo perambulando pela casa, tente leva-lo de volta para o quarto, ele pode acabar se machucando se levar uma queda, é bom mantê-lo dormindo também, assim você evita o trabalho de ele ter que dormir novamente.

E não pense que somente os humanos são sonambulos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por Quê Ganhar Massa Muscular?

17 Benefícios do óleo de semente de romã