Enurese – CID 10: F98

A perda de urina de forma involuntária, na idade em que a criança já deveria ter obtido o controle, chama-se enurese. Quando isso acontece à noite, durante o sono, chama-se enurese noturna. Esse sintoma só deve ser considerado a partir dos cinco anos de idade, pois a partir desta faixa etária a maioria das crianças já controla de modo adequado, a eliminação da urina durante o sono noturno.

Não informado

o diagnóstico de uma enurese requer um exame médico detalhado, que pode ser feito por um pediatra, clínico geral ou endocrinologista, pois é importante assegurar que realmente se trata de uma enurese noturna ou noturna e diurna, e não de outra afecção do sistema urinário.

Veja também

Não informado

As avaliações neurológicas e urológicas são fundamentais para se determinar a causa, bem como planejar o esquema de tratamento. As alternativas terapêuticas estão relacionadas à motivação, medicamentos e condicionamentos por aparelhos. Além disso, a orientação psicológica individual e familiar deve ser parte integrante do tratamento, pois os relacionamentos familiares, a auto-imagem, a auto-estima estão comprometidos. As atitudes de censura e castigos freqüentes interferem no estado emocional do paciente. Há vezes que as dificuldades escolares, o déficit de atenção e a hiperatividade estão associados à enurese noturna. Devido à variedade de causas determinantes e às várias propostas terapêuticas, a enurese noturna deve ser abordada de forma multidisciplinar, numa clínica especializada, para que se possa obter a orientação adequada.

Não informado

Deixe uma resposta