Escoliose – Cid 10: M41

A escoliose é uma curvatura da coluna – para a direita ou para a esquerda. Pode ser: -. funcional: apenas por má postura. -. estrutural: quando inclui rotação das vértebras. Na maioria das vezes não há uma causa conhecida; porém em alguns pacientes encontram-se: defeitos congênitos ou tumores na coluna. A escoliose idiopática (sem causa aparente) é a mais comum e geralmente se desenvolve no inicio da adolescência. A incidência da escoliose é maior nas meninas em relação aos meninos. As meninas apresentam uma probabilidade maior do que os meninos de desenvolver escoliose com curvatura progressiva, que necessita do uso de coletes ou de tratamento cirúrgico.

Não é transmissível

A forma mais comum de diagnóstico da escoliose é quando os pais ou amigos da criança ou adolescente observam que as roupas parecem assimétricas. Algumas vezes, o diagnóstico acontece no exame médico realizado nas escolas. Graus leves de escoliose podem não ser aparentes quando o paciente está em pé. No exame físico, o teste da inclinação frontal é o mais sensível para a detecção da escoliose. Esse exame permite visualizar as deformidades rotacionais das vértebras e costelas. As radiografias em várias posições, inclusive com inclinações da coluna, com o paciente em pé, devem ser obtidas quando há uma suspeita de escoliose.

Veja também

A dor não é característica da escoliose do adolescente. Geralmente, sente-se fadiga nas costas após permanecer muito tempo sentada ou em pé. A fadiga pode ser seguida de dor muscular nas costas e, finalmente, por uma dor mais intensa.

O tratamento da escoliose pode ser a simples observação, com exame ortopédico anual, uso de coletes ou cirurgia. O uso de coletes tem como objetivo impedir o aumento das curvaturas moderadas durante o crescimento da coluna. Portanto, o tratamento com coletes é indicado para pacientes ainda em crescimento. Entretanto, os coletes nem sempre são eficazes; quando há aumento da curvatura a despeito do uso do colete, está indicada a cirurgia, que tem por objetivo a correção e o impedimento da progressão da curvatura, que pode atingir vários graus, com deformidades importantes.

_ Evitar manter postura desleixada quando estiver sentado e, em frente ao computador; _ Carregue a mochila sobre os dois ombros e com peso adequado, ou seja, 10% do seu peso total;

Um comentario

Deixe uma resposta