Gonorreia – CID 10: A54

A Gonorreia e uma doença infecciosa do trato genital, de transmissão sexual, que pode determinar desde infecção assintomática ate doença manifesta, com alta morbidade. Clinicamente, apresenta se de forma completamente diferente no homem e na mulher. Nesta, cerca de 70 a 80% dos casos femininos, a doença e assintomática. Ha maior proporção de casos em homens.

Contato sexual.

Clinico, epidemiológico e laboratorial. Esse ultimo e feito pela coloração de Gram ou pelos métodos de cultivo. No exame bacterioscopio dos esfregacos, devem ser observados diplococos gramnegativos, arranjados aos pares. Thayer-Martin e o meio especifico para a cultura. Pode-se utilizar também métodos de amplificação de ácidos nucléicos, como a ligase chain reaction, mas tem custos mais elevados, quando comparados com o gram e a cultura.

Veja também

Os sintomas da gonorréia variam de acordo com a região do corpo atingida e começam cerca de 2 a 10 dias após o contágio. Infecção no trato genital No homem, se a infecção ocorrer no trato genital, os sintomas podem ser: – Uretrite (inflamação da uretra): aparece geralmente 4 a 20 dias após a contaminação. A uretrite se manifesta através de uma urina: – amarelada. – abundante. – que mancha as roupas. – com possível ardência e dor na micção Além disso, pode haver inchaço nos testículos. Na mulher, uma infecção no trato genital por gonorréia inclui: – Micção dolorosa – Dor abdominal – Dor pélvica – Aumento do corrimento vaginal – Inflamações locais, como cistite – Sangramento vaginal entre as menstruações – Inflamações na vulva e na vagina É importante ressaltar que os sintomas da gonorréia nem sempre são visíveis nas mulheres (assintomática).

Deve ser utilizada uma das opções a seguir: Ciprofloxacina, 500mg, VO, dose única; Ofloxacina, 400mg, VO, dose única; Ceftriaxona, 250mg, IM, dose única. Existem evidencias de altos índices de resistência desse agente a antibioticoterapia convencional. O Ministério da Saúde recomenda tratar simultaneamente Gonorréia e clamídia, com Ciprofloxacina, 500mg, dose única, VO, mais Azitromicina, 1g, dose única, VO, ou Doxicclina, 100mg, de 12/12 horas, por sete dias.

A principal recomendação para se prevenir dos riscos de infecção é usar camisinha masculina ou feminina nas relações sexuais vaginais e orais. Além da camisinha masculina ou feminina, usar lubrificantes à base de água nas relações sexuais anais. É recomendado realizar sempre o autoexame, observando os próprios órgãos genitais e vendo se a cor, aparência, cheiro e a pele estão saudáveis.

Veja Também:

Deixe uma resposta