Chá Verde: Guia Completo sobre os Benefícios

beneficios do cha-verde

Conheça todos benefícios que o chá verde pode lhe proporcionar

Índice

O hábito de ingerir chás teve uma de suas origens na China, desde alguns milênios antes de Cristo. O chá-verde, por exemplo, tem origem chinesa. Esta cultura se expandiu pelo mundo inteiro ao longo dos séculos, devido aos benefícios observados em diferentes tipos de chá.

Alguns chás, entretanto, também eram consumidos por povos nativos das mais diversas regiões do mundo, como os indígenas. O chá nada mais é do que a infusão de folhas em água quente, ou seja, este método permite que as propriedades nutricionais e medicinais de ervas e plantas sejam extraídas na água.

Assim, têm-se uma bebida saborosa e rica, muitas vezes considerada bem mais agradável do que mastigar algumas dezenas de folhas. O chá-verde, então, produzido a partir das folhas de uma planta chamada cientificamente de Camellia sinensis, difundiu-se pelo mundo como um dos mais famosos chás medicinais.

Chá-verde tem cafeína, uma substância excelente para a saúde, como veremos adiante, devido a sua ação termogênica, diurética, entre outras. Também é rico em vitamina K, nutriente fundamental para o processo de coagulação sanguínea em caso de ferimentos.

Mais à frente, veremos melhor a composição do produto e as suas propriedades. Fique conosco para conhecer tudo sobre esse fantástico composto natural e saber porque vale a pena tomar todos os dias.

O que é o chá-verde e para o que ele serve?

cha-verde-e-bom

Como vimos anteriormente, o chá verde é  obtido com as folhas da Camellia sinensis. Uma curiosidade é que da mesma planta se tem o chá-preto e o chá branco, mas não se engane: os processos de preparação são distintos, o que faz com que os chás tenham diferentes propriedades nutricionais e/ou medicinais.

As folhas da Camellia sinensis são colhidas em épocas distintas e processadas de maneira diversa. Assim, teremos os diferentes tipos de chá, conforme a lista a seguir:

  • Chá Branco – A planta é colhida mais jovem e não passa por fermentação. Por isso, é um chá mais rico em substâncias antioxidantes.

  • Chá Preto – A planta é colhida mais madura, com as flores já desabrochadas. O chá preto é mais pobre em nutrientes, porém é bem rico em cafeína, boa para concentração e perda de peso.

  • Chá Verde – A versão mais completa do chá, mais rica em nutrientes e também rica em cafeína. As folhas são colhidas na melhor fase e não passa por fermentação.

Agora você deve estar se perguntando o porque da existência e consumo dos diferentes tipos, não é mesmo? Bom, a resposta a isso é bem simples: os sabores mudam bastante. Por isso, há quem prefira tomar o chá em cada uma das suas versões, a fim de degustar o sabor que mais lhe agrade.

E outro motivo é que, em se tratando de saúde, a melhor opção é o chá-verde, no que tange principalmente ao emagrecimento, queima de gordura localizada, aumento do poder de foco e concentração no trabalho e estudos etc. Siga conosco para ver todos os benefícios do chá-verde na saúde e bem-estar de quem o consome!

Para que serve chá verde?

O chá verde é rico em componentes polifenóicos, na sua maioria a categoria dos flavonoides. Essa categoria possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Além disso, o chá também é rico em cafeína, que melhora a concentração, aumenta a energia e tem grande poder emagrecedor.

Abaixo, veremos de forma mais completa todos os benefícios do chá-verde, que também tem ação diurética. Vamos entender como isso pode ser tão benéfico para o nosso organismo e você vai ter certeza de que ingerir uma ou duas xícaras de chá-verde por dia é um dos melhores hábitos que você pode adotar agora mesmo!

 

Chá Verde benefícios

cha-verde-beneficios-para-saude

O primeiro benefício do chá-verde a ser observado é a riqueza das propriedades nutricionais. A planta possui proteínas, carboidratos e sais minerais. Além disso, possui diversas vitaminas e, também, flúor. São vitaminas presentes no chá-verde a vitamina A, vitaminas do complexo B, como a B1, B2 e B3, vitamina C, vitamina E e vitamina K.

Devido a toda essa gama nutricional, o chá verde proporciona outros benefícios, porque cada substância nele presente é responsável por funções metabólicas específicas em nosso organismo.

1. Queima de gordura

A alta concentração de cafeína presente no chá verde potencializa a queima de gordura. Um estudo no jornal americano American Journal of Clinical Nutrition mostrou que grupos de pessoas que aliaram a dieta ao consumo do chá-verde tiveram até 4% a mais de queima de gordura.

Outras pesquisas de instituições renomadas, inclusive brasileiras, mostram que o chá pode aumentar a termogênese e a oxidação das gorduras.

2. Redução do risco de catarata e diabetes

O chá verde contém flavonoides, como vimos anteriormente. As propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias dos flavonóides, em especial a quercetina e a kaempferol, ajudam a controlar a diabetes e reduzir o risco de catarata ocasionado por ela. Também combatem a ploriferação de células tumorais.

3. Fortalecimento dos ossos e coração

Vimos que o chá-verde possui vitamina K que auxilia no processo de coagulação sanguínea. Mas não é só isso que a vitamina K pode proporcionar ao organismo. Estudos mostram que a vitamina K atua diretamente nos ossos, participando do fortalecimento deste tipo de tecido. A vitamina K também reduz os níveis de oxidação das células cardíacas e cerebrais.

4. Prevenção do envelhecimento

A vitamina E presente na bebida combate os radicais livres e assim, previne o envelhecimento precoce, principalmente da pele. Ela também regula as taxas hormonais e auxilia no controle do colesterol bom x colesterol ruim.

Mais a frente veremos outros benefícios do chá verde. Por hora, vamos aproveitar e tirar algumas dúvidas sobre este poderoso alimento.

Chá-verde emagrece mesmo?

emagrecedor-natural

Como já vimos, sim, o chá-verde emagrece mesmo. Porém, não basta tomar um litro de chá todos os dias, né? Nem é saudável fazer isso! Devido a sua grande concentração de cafeína, o chá verde tem um grande poder emagrecedor, mas que só funciona quando aliado a boas práticas alimentares e exercícios físicos.

Digamos que uma pessoa faz uma dieta equilibrada e pratica atividades físicas regularmente. Nesse caso, fazendo uso do chá-verde o processo da perda de peso pode demorar até duas vezes menos do que demoraria para alguém que não faz uso do chá.

ATENÇÃO: É preciso observar as contraindicações do chá-verde, que veremos mais à frente, pois para algumas pessoas não é indicado um consumo maior da bebida. Já para outras pessoas, pode ser ingerida uma quantidade de 6 a 8 xícaras por dia, potencializando bem mais a queima de gordura.

Como tomar o chá-verde? Apresentações e contraindicações:

O Chá Verde pode ser consumido de diversas forma diferentes, porque é vendido em várias apresentações. Há quem consuma o chá-verde líquido gelado ou quente. Tudo isso veremos a seguir, então, continue com a gente até o final!

Apresentações do chá verde: cápsulas, pó e natural

Cha-verde em pó

A apresentação mais comum do chá-verde é a natural, as folhas secas e levemente trituradas para infusão em água quente. Saber como tomar o chá-verde é um aspecto mais particular de cada um, pois existem formas mais práticas, como o pó e as cápsulas.

Também é importante lembrar que o sabor da infusão ou o pó dissolvido em água pode não agradar a todos, devido ao seu leve amargor. Há quem adoce o chá com mel, adoçante ou açúcar. Esta última opção não é indicada para quem deseja ter uma alimentação mais saudável, pois todos conhecemos os malefícios do açúcar refinado, um dos “venenos brancos” da cozinha.

Veja agora as vantagens e desvantagens de cada apresentação do chá-verde:

  1. Pó – É bem prático, basta dissolver na água ou em outra bebida de sua preferência. Tem sabor amargo, mas nem tanto quanto o chá verde preparado por infusão.

  2. Natural – É preciso esquentar água antes do preparo, o que o torna mais trabalhoso. O sabor é bem mais amargo que o pó, mas oferece o prazer do ritual do chá, para quem gosta.

  3. Cápsulas – É sem dúvidas a maneira mais prática, porém a absorção é um pouco mais lenta que nas outras apresentações. Dentro das cápsulas, há o pó, que é liberado sem estar dissolvido. A cafeína pode ser prejudicial às paredes do estômago.

Chá verde gelado x chá verde quente

ché verde gelado ou quente

O chá-verde natural, após passar pelo processo de infusão em água quente, pode ser consumido na hora ou ir para a geladeira. Em geral, as pessoas preferem beber o chá gelado, porque o amargor fica mais disfarçado, por assim dizer.

Porém, pela manhã, ou em qualquer hora que estejamos em jejum, o ideal é consumi-lo morno. Já com o estômago cheio ou acompanhando as refeições, o chá-verde gelado parece uma opção melhor. Não há diferença em consumir a bebida quente ou fria, em questão de propriedades e benefícios.

O mais importante é preparar o chá da maneira adequada. Veja como preparar o chá-verde natural corretamente:

  1. Ponha a água no fogo e observe o processo de aquecimento. Quando surgirem as primeiras bolhas, apague o fogo. Não ponha o chá-verde em água fervendo.

  2. Acrescente as folhas do chá-verde na água bem quente e tampe. Aguarde 3 minutos.

  3. Coe a infusão e consuma na temperatura que desejar, porém, de preferência até 15 minutos após a infusão. Se necessário, ponha gelo.

Chá Verde contraindicações

  • O consumo exagerado pode sobrecarregar os rins e o fígado;

  • Contraindicado para gestantes;

  • Contraindicado para pacientes com distúrbios renais e hepáticos;

  • Contraindicado para pessoas com hipertensão.

Além dos casos citados acima, o chá também é contraindicado para pessoas com doenças cardiovasculares, ou que possuem gastrite e úlcera. A cafeína ataca a parede do estômago e quem sofre desses problemas precisa tomar cuidado.

A quantidade máxima do chá verde a ser consumida diariamente é de 6 a 8 xícaras, para quem não tem nenhum dos problemas relatados acima. Já o pó, permite um consumo de 4 a 6 colheres de chá por dia. As cápsulas devem ser ingeridas conforme orientação do médico ou nutricionista.

Veja também

 

8 Mitos e verdades sobre o chá-verde

verdades-e-mentiras-sobre-cha-verde

Nós já acompanhamos os vários benefícios que o Chá Verde pode lhe proporcionar, vamos agora ver os mitos e verdades sobre o chá-verde. Se você está acompanhando desde o início, continue conosco nesse artigo que talvez seja a mais importante de todos.

1. Basta uma xícara por dia para emagrecer, mito ou verdade?

Mito! Para que se obtenha aumento da perda de peso com o chá verde é preciso ingerir no mínimo 4 xícaras por dia.

2. Chá Verde serve apenas para emagrecer, mito ou verdade?

Mito! A bebida emagrece, mas tem muitas outras propriedades extremamente benéficas para todos os processos do organismo, como vimos anteriormente.

3. Chá verde faz bem para o cérebro, mito ou verdade?

Verdade! Como vimos, ele possui ação antioxidante e cafeína, que aumenta a concentração.

4. Chá verde emagrece mas faz mal para a saúde, mito ou verdade?

Mito! Porém, algumas pessoas não podem fazer uso do chá porque já possuem problemas de saúde ou devido à gravidez.

5. Chá verde é natural portanto não tem problema nenhum, mito ou verdade?

Mito! Como vimos, há uma série de contraindicações ao chá-verde e não se deve negligenciar a saúde, o uso do chá deve ser moderado e consciente.

6. Todas as apresentações têm o mesmo efeito, mito ou verdade?

Mito! A melhor apresentação do chá verde é a natural, sendo preparada pela infusão em água quente. As outras apresentações são boas, mas as propriedades nutricionais e medicinais são levemente reduzidas.

7. Não podemos adoçar o chá-verde, mito ou verdade?

Mito. Adoçar não interfere nas propriedades do chá, porém açúcar e adoçantes fazem mal a saúde. Se necessário, use mel natural de abelhas.

8. Podemos consumir chá verde o dia todo, mito ou verdade?

Mito! A maioria das pessoas é sensível à cafeína e perde o sono devido ao consumo da substância. Portanto, devemos consumir o chá-verde até as 16 ou 17 horas e evitar o consumo à noite.

Não deixe de ver As melhores receitas de chá verde e como é fácil comprar produtos de qualidade com segurança.

 

As melhores receitas de chá verde

Devido ao sabor amargo do chá verde e também ao senso criativo que nós, seres humanos, temos conosco, muitas pessoas começaram a experimentar receitas saborosas para o chá verde e até mesmo receitas que misturam outros alimentos para potencializar as ações da bebida.

Chá-verde com gengibre e canela

chaverde-com-gemgibre-e-canela

A canela tem sabor forte e também auxilia no emagrecimento, além de controlar transtornos digestivos. O gengibre auxilia o sistema gastrointestinal também e possui propriedades emagrecedoras da mesma forma. Confira agora a receita!

  1. Separe 1 litro de água, ½ gengibre, 2 colheres de sopa de chá verde e 1 pau de canela, ou pitada;

  2. Prepare o chá verde e aguarde o tempo de infusão;

  3. Adicione o gengibre em pequenos pedaços e aguarde 10 minutos, com o recipiente tampado;

  4. Adicione a canela e beba em seguida.

Chá-verde com limão

cha-verde-com-limao

Uma das receitas mais saborosas é a de chá verde com limão. O limão também possui várias propriedades medicinais: antioxidante, fortalece o sistema imunológico, combate e previne o câncer, doenças cardíacas etc. e tem um sabor que combina com praticamente qualquer coisa. Vamos ao passo a passo:

  1. Os ingredientes são 1 litro de água, 1 limão e 1 colher de sopa de chá verde;

  2. Prepare o chá verde normalmente e após os 3 minutos de infusão adicione o limão em rodelas;

  3. Se desejar, esprema um pedaço do limão na bebida na hora de consumir, nunca antes.

Chá verde com hibisco

hibisco-chaverde

O Hibisco potencializa demais a perda de peso. Esta receita é a preferida de quem deseja emagrecer com chá verde. Veja como preparar mais esta deliciosa receita:

  1. Você vai precisar de 1 litro de água, chá-verde, chá de hibisco, gengibre e limão;

  2. Prepare o chá-verde junto com o chá de hibisco, 2 colheres de cada em 1 litro de água;

  3. Coe, adicione rodelas de gengibre e esprema o limão a gosto sempre na hora de beber.

Chá-verde com melão e maçã

O melão diminui a pressão arterial e é bem doce. Já a maçã é um poderoso antioxidante natural. Além disso, existem outros benefícios, mas vamos à receita! Essa é muito fácil…

  1. Prepare o chá-verde normalmente;

  2. Adicione pedaços de melão e maçã e aguarde 10 a 15 minutos.

Chá verde com hortelã

Chá verde com hortelã

A lista de benefícios da hortelã é enorme. Entre eles, a erva trata o sistema gastrointestinal, alivia problemas de pele, ajuda na digestão, melhora o sistema imunológico e a saúde bucal, entre outros. Veja como aproveitar esses benefícios junto com o poderoso chá-verde:

  1. Prepare o chá verde e adicione hortelã a gosto.

Dúvidas? Acho que não, né? Essa foi bem fácil também.

Como comprar chá-verde? Qual o melhor?

Para o preparo caseiro, se você não se importa com o gosto amargo da bebida você pode comprar o chá verde puro natural em folhas, vendido em supermercados e farmácias, ou ainda em lojas de produtos naturais. Porém, já existem muitos produtos diferenciados no mercado.

Confira agora as novidades e os diversos benefícios extras que estas apresentações podem te oferecer!

Chá verde em pó sem amargor

Quer consumir o chá-verde sem precisar sofrer com o amargo típico da bebida? Pois é isso que o chá-verde em pó da Nitech oferece. Com um delicioso sabor de limão, nem parece que a bebida original é tão amarga. É superprático e dispensa o aquecimento de água.

chá verde 200g nitech

O Chá Verde Nitech é rico em antioxidantes e polifenóis como Catequinas e Flavonoides. O principal ingrediente ativo do Chá Verde é a Cafeína. Mas o Chá Verde Nitech contém mais que Cafeína. Ele contém o aminoácido L-Teanina, que possui muitas funções importantes para o organismo.

O Chá Verde Nitech é feito a partir da planta Camellia Sinensis. O Chá Verde Nitech é um estimulante usado por praticantes de atividades físicas para um melhor desempenho nos treinos e qualidade de vida.

 

Os produtos importados têm a mesma qualidade e também entregam um resultado de emagrecimento acelerado, mas custam bem mais caro devido aos altos impostos.

Uma grande vantagem dessa combinação de ingredientes do chá verde Hinode é que a bebida tem muitas propriedades associadas que favorecem o bom funcionamento do organismo e a manutenção da saúde durante o emagrecimento.

Os ingredientes combinados reduzem drasticamente o apetite, tem ação diurética e ajudam a melhorar a digestão dos alimentos. Uma melhor digestão é sinônimo de maior saciedade, melhor absorção de nutrientes e em geral, de uma vida muito mais saudável, pois todos sabemos a importância do processo digestivo e normalmente, nós não mastigamos o suficiente os alimentos.

A Hinode está merecendo o destaque neste post, inclusive devido a preocupação com vários aspectos durante o desenvolvimento do chá em seus laboratórios. Os especialistas conseguiram sintetizar um produto que rende muito, com 60 porções. E também, finalizaram um chá-verde com sabor muito agradável, o que facilita muito a vida de quem precisa ingerir a bebida para emagrecer rapidamente.

Outro ponto que não custa ressaltar é que o produto é em pó, numa embalagem compacta e basta adicionar água quente ou fria em qualquer lugar e a qualquer hora. Muito prático!

Para o público feminino, após alguns testes e reformulações, a Hinode promete que o Chá+ Limão ajuda no controle da TPM, devido ao Matcha. Possui efeito antioxidante e isso é ótimo para evitar o envelhecimento precoce! Combate radicais livres, diabetes e outras doenças. Apesar do sabor agradável, ele é livre de açúcares!

Você conhece alguma receita diferente de chá verde? Conta pra gente aqui nos comentários… E não esqueça de curtir e compartilhar o artigo em suas redes sociais!

Deixe uma resposta