Maca Peruana Emagrece ou Engorda? Veja os Benefícios

Talvez você não saiba, mas a maca peruana é um tubérculo usado a séculos, conhecido a nível internacional, e considerado um alimento de qualidade superior, recomendado tanto para crianças, adolescentes e adultos.

pé de maca peruana

 

A Maca é uma planta cultivada no alto das montanhas Andinas a altitude de até 4400 metros. Este alimento tem alta resistência às geadas, ao granizo, às secas e aos ventos fortes, muitos acreditam que destas condições adversas vem sua força.

É uma planta que se assemelha a beterraba e suas folhas são consumidas em saladas. As raízes de maca são fontes ricas em açucares por isso seu sabor adocicado. São considerados uma delicatesse nos platôs andinos. Quando secadas podem ser armazenadas por vários anos.

É um alimento de alto valor nutritivo considerado complemento básico, importante e essencial na alimentação diária de todas as pessoas.

A planta é cultivada no platô de Junin, região central do altiplano peruano e era apreciada pelos incas por suas propriedades revigorantes. Seus nomes populares “Ginseng dos Andes” e “Viagra dos Incas” ou simplesmente “Raíz do Milagre”.

Por séculos a raiz da maca cresceu selvagem nos Andes peruanos entre 3.800 e 4.400m acima do nível do mar. Esta é a única região onde encontramos a maca, onde as condições de temperatura são extremamente congelantes, os ventos são fortes e a luz solar e intensa. Poucas plantas no mundo resistem a tais condições.

O solo rico situado neste platô elevado do Peru onde o frio e intenso e o oxigênio e rarefeito pode explicar os elevados níveis de minerais encontrados na raiz de maca.

Ainda hoje, os índios peruanos plantam a maca da forma tradicional igualmente aos seus ancestrais ,sem a utilização de pesticidas ou produtos químicos.

A raiz de maca contem quantidades significativas de aminoácidos, carboidratos complexos, vitaminas B1, B2, B6, D3, C e PP e minerais, incluindo: cálcio, fósforo, zinco, magnésio , ferro e sódio.

História da Maca Peruana

A população das regiões montanhosas peruanas usam a maca nos últimos 5.000 anos como um elemento nutricional de qualidade superior.

Os Incas, uma bem organizada e desenvolvida civilização peruana, também utilizavam a maca em sua alimentação. Antes das batalhas os guerreiros incas consumiam maca para obter vitalidade extra.

A maca também era utilizada pelos mensageiros que tinham de percorrer grandes distâncias através do grande império inca.

Durante a conquista da América do Sul, os espanhóis se familiarizaram com a maca. Seus cavalos foram debilitando-se e começaram a apresentar problemas de fertilidade devido as grandes altitudes. Por isso a população local recomendou aos espanhóis que dessem maca a seus cavalos. Os efeitos resultantes do consumo de maca pelos animais surpreenderam os conquistadores o que motivou deixarem em memórias escritas esses resultados.

Veja também

Durante os anos 60 a 80 pesquisadores levaram a cabo uma investigação botânica no Peru. Eles estudaram o que denominaram ” As Plantas Perdidas do Peru”.
Uma dessas plantas perdida era a maca, como consequência deste estudo se publicou um livro ajudando sobre maneira que a maca voltasse ao cenário mundial. Hoje a popularidade de maca está crescendo porque as pessoas descobriram seus efeitos benéficos positivos no incremento dos níveis de energia, vitalidade e equilíbrio geral do organismo.

Benefícios da Maca Peruana

A maca é um alimento natural excelente por possuir aminoácidos importantes, sendo indicada quando se necessita mais energia e nutrientes, tanto para crianças quanto para adultos, no crescimento, gravidez, lactação, etc.

A maca não é um remédio, mas sim um alimento que atua como um adaptogeno ajudando a restaurar o equilíbrio do corpo humano. A maca age como um tônico porque melhora todas as funções do organismo, originando um aproveitamento melhor da glicose, que fornece energia (como a frutose) ao nosso corpo, para funcionar tanto cerebral quanto fisicamente.

Ajuda a aliviar os sintomas comuns da menopausa. Relacionada com o aumento da imunidade e ativação da memória.

A maca é benéfica tanto para mulher como para homens e crianças. O consumo diário de proteínas, minerais e fibras é fundamental para uma alimentação saudável associada a uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos, é ideal para quem busca saúde e disposição, para uma vida cheia de desafios.

Além disso, 100 gramas de Maca Peruana oferecem mais de 100mg de Cálcio, um componente ótimo para evitar osteoporose. Possui também um alto teor de Ferro (16mg), Omêga 3 e 9, substâncias muito boas para o coração.

maca-peruana-emagrece-ou-engorda-veja-os-beneficios

Maca Peruana Emagrece?

Sim, a planta é utilizada para fins de emagrecimento pois embora seja composta predominantemente por carboidratos, a Maca peruana não engorda, muito pelo contrário, ela possui muitas fibras o que faz aumentar bastante a sensação de saciedade.

Os aminoácidos da plantam ajudam no balanceamento de gorduras presentes no sangue e do controle da hipertensão.

Ajuda em Questões Sexuais

Algumas pesquisas realizadas por Universidades de renome e publicadas em periódicos de relevância, mostraram que a planta ajuda em questões relacionadas ao aumento do libido e fertilidade.

Uma publicação do Asian Journal of Andrology sobre o consumo da planta notou um aumento número de na contagem de espermatozoides entre os homens. Outras pesquisas apresentaram resultados referentes ao aumento do apetite sexual, redução do estresse, ansiedade e diminuição dos sintomas comuns da menopausa. Algumas mulheres consomem a planta para aumentar as chances de engravidar.

Resultados publicados na Livraria Nacional de Medicina dos Estados Unidos (US National Library of Medicine) provaram que de fato a planta ajuda em questões sexuais relacionadas aos homens. No que se refere aos benefícios sexuais relacionados as mulheres, assim como menopausa e ansiedade, alguns estudos científicos provaram que de fato a planta ajuda, como publicado no Centro Nacional de Informações sobre Biotecnologia dos EUA.

Você pode ler duas dessas publicações, em inglês, aqui ou aqui nos sites oficiais desses órgãos americanos.

Onde compra? Pode ser encontrada em diversos sites pela internet, entretanto deve-se ter cuidado com produtos falsificados e golpistas, pensando nisso disponibilizamos um marca reconhecida e confiável em nossa Pharmácia Online.

A Planta Não Faz Milagres

A Maca Peruana, como qualquer outra planta, não faz milagres. Vale lembrar que consumir a planta e não mudar os hábitos alimentares, não será o suficiente para emagrecer. O mesmo se refere à questão sexual, a planta é utilizada por algumas pessoas para chegar a alguns fins, mas não necessariamente apresentará os mesmos resultados para todas pessoas.

Contra indicações: Se você possui alergia a plantas ou problemas de tireoide, converse com seu médico.

Comentários(3)

Deixe uma resposta