FAULDCITA Solução Injetável

Não tome remédio antes de ir a um médico

Tratamento de Leucemia. Uso Injetável.

A citarabina é específica da fase S do ciclo de divisão celular. O trifosfato de citarabina é ativado nos tecidos e produz inibição da síntese do DNA com pouco efeito na síntese RNA e proteínas. É um imunossupressor potente. Com a administração IV rápida, atravessa a barreira hematoencefálica somente em pequenas quantidades. Sua união às proteínas é baixa (15%). Seu metabolismo consiste na desaminação rápida no sangue e tecidos, especialmente no fígado. É eliminada por via renal, menos de 10% de forma inalterada.

Indicações: Leucemia linfocítica aguda; leucemia mielocítica aguda; leucemia mielocítica crônica; linfoma não Hodgkin.

Contraindicações: Varicela existente ou recente, herpes zoster. A relação risco-benefício deverá ser avaliada na presença de: depressão da medula óssea, antecedentes de gota, disfunção hepática ou renal, infecção, gravidez e lactação.

Precauções: Evitar as imunizações, salvo se por indicação médica. Ingerir líquidos em abundância para favorecer a excreção de ácido úrico. Pode ser necessário reduzir a dose em pacientes com disfunção renal ou hepática ou nos que exista depressão da medula óssea. Os efeitos depressores sobre a medula óssea podem causar um aumento da incidência de infecções microbianas, atraso na cicatrização e hemorragia gengival.

Efeitos colaterais: Muitas reações são inevitáveis e representam a ação farmacológica do medicamento, principalmente leucopenia e trombocitopenia. São de incidência mais freqüente: febre, calafrios, dor de garganta, hemorragias ou hematomas injustificados. Raras vezes: artralgias, edemas de membros inferiores (por hiper-uricemias), cansaço, mialgias, erupção cutânea, tosse, dispnéia, náuseas, vômitos, anorexia, diarréia, enjôos, cefaléias, alopecia.

Atenção: O uso de qualquer medicamento só deve ser feito por recomendação e orientação de um médico, essas informações são de caráter meramente educativos e não substituem em hipótese alguma a avaliação de um especialista médico.

Deixe seu comentário