Meditação no Trabalho: 3 Práticas Simples e Rápidas para Iniciantes

Confira aqui tudo sobre como meditar no trabalho, tornando-se mais produtivo e concentrado em suas atividades profissionais!

A meditação é uma prática antiga, que visa principalmente melhorar a atenção plena e a consciência do momento presente.

Com isso, todo o nosso organismo é beneficiado, gerando um maior bem-estar físico, mental e emocional.

Mas, e quanto à meditação no trabalho? O que é e para que serve? Será que é válida? É possível aprender como meditar em público?

Bom, essas são dúvidas comuns a quem está se familiarizando ao assunto e saiba que sim, é um hábito muito saudável para melhorar não só sua vida pessoal, como também a profissional.

Não é atoa que milhares de empresas já adotaram a meditação no ambiente de trabalho…

Segundo pesquisas, esse pequeno hábito ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, melhora a capacidade de concentração, cria uma competitividade positiva, melhora a comunicação entre a equipe, facilita a tomada de decisões, enfim.

A meditação no trabalho benefícios são inúmeros e sem dúvidas você só tem a ganhar!

Por isso, pensando em lhe ajudar nessa missão, preparamos este guia completo sobre meditação rápida no trabalho!

Confira a seguir tudo sobre como meditar no trabalho e assim ter uma vida profissional mais tranquila, criativa e produtiva!

ÍNDICE DE CONTEÚDO:


– Meditação indo para o trabalho

– Meditação na mesa de trabalho

– Meditação para aliviar o estresse no trabalho

Meditação indo para o trabalho

Uma das desculpas para não meditar é justamente a falta de tempo, ou seja, tenho uma rotina agitada e não consigo parar para fazer tudo que quero…

Mas, saiba que a meditação guiada não exige um local especifico, tampouco tempo mínimo.


Sendo assim, você não precisa de muita preparação ou tempo para desfrutar de tais benefícios, basta saber otimizar o tempo disponível que tem.

Como? Bom, é possível praticar a meditação em qualquer lugar, a qualquer hora e até por poucos minutos e um desses belos exemplos é indo ao trabalho.

Isto mesmo, você pode praticar enquanto se desloca, no qual uma ótima dica é colocar uma música para meditar, pois ajudará a criar o clima perfeito.

Para isso, basta:

  1. Posicionar-se para começar a meditação, onde o ideal é estar sentado e confortável, mas você pode fazer em pé também.

  2. Levantar as sobrancelhas e contar até três, inspirando e expirando lenta e profundamente. Repita mais uma vez.

  3. Faça o mesmo com cada parte do corpo, esticando e relaxando os ombros, os braços, as pernas.

  4. Ao acabar, observe como seu corpo e sua mente ficaram mais relaxados.

Prático, não é mesmo? Ao relaxarmos, nossa respiração desacelera e o ritmo cardíaco e a pressão arterial diminuem, atingindo assim o corpo um estado de calma.

Com isso, você começará seu expediente muito mais leve, relaxado e o melhor, com um ótimo humor.

Meditação na mesa de trabalho

Outra ideia bem interessante de como meditar no trabalho é na sua mesa, afinal, esse deve ser o espaço que você mais passa durante o dia, certo?!

Assim, essa para praticar essa meditação para produtividade, basta:

  1. Sentar-se de maneira confortável e fechar os olhos, inspirando e expirando profundamente por cinco vezes, dando especial atenção ao momento da expiração.

  2. Use a técnica de visualização, isto é, imagine a tarefa que está prestes a executar, pense no que será preciso fazer, quanto tempo ficará envolvido na atividade, quais habilidades precisará…

  3. Agora, relembre todos os seus talentos (entusiasmo, atenção, criatividade), visto que esses serão a chave para realizá‐la (a ideia é motivar-se e sentir-se capaz).

  4. Por fim, antes de abrir os olhos novamente, visualize a tarefa já cumprida.

Prontinho! Essa é uma prática de meditação para concentração no trabalho, que deixará você mais focado(a) e consequentemente mais produtivo.

Meditação para aliviar o estresse no trabalho

Tem dias que não acordamos bem e isso é absolutamente normal, mas para que o dia não fique ainda pior é preciso saber controlar os sentimentos e emoções, especialmente no trabalho.

Por isso, nossa última maneira como meditar no trabalho é justamente para aliviar a tensão e estresse quando estiver em um mau momento.

Assim, será preciso que você:

  1. Levante o rosto para cima, feche os olhos e relaxe o corpo.

  2. Inspire e expire profundamente, por cerca de 30 segundos. Repita isso por mais quatro vezes.

  3. Preste atenção ao som da sua respiração, imaginando que trouxe seus problemas até a superfície da pele e que ao expirar leva-os embora.

  4. Por fim, ainda com os olhos fechados, repita por três vezes “sinto‐me renovado(a)”.

Essa é uma das melhores práticas para meditar para ansiedade e estresse, podendo utilizar quantas vezes achar preciso em seu dia no trabalho.

Viu como é fácil praticar a meditação no trabalho? Na maioria das vezes, somos nós que criamos nossas barreiras e obstáculos! Pense nisso!

Então, sempre que precisar pratique a meditação rápida no trabalho, pois além de melhorar o controle de suas emoções, ainda se tornará um profissional muito melhor!





Deixe sua resposta!