Meditação para Grávidas: Comunicação profunda com o bebê

A gravidez é mais do que um estado físico da mulher. Durante o período de gravidez, a mulher está gerando dentro do seu corpo um novo ser. Uma mulher grávida com a sua consciência ampliada pode comunicar com o seu filho de uma forma muito mais abrangente. O bebê está à espera de comunicação com a sua mãe.

A meditação é uma ferramenta indispensável em qualquer etapa da nossa vida. Porém, a gravidez é uma oportunidade de a mulher abrir as janelas e as portas que estão fechadas dentro dela, trabalhar as suas emoções e enfrentar os seus medos.

A gestação não é apenas a gestação de uma criança mas também a gestação de uma nova mulher que ao viver a sua gravidez conscientemente, descobre à sua frente um horizonte lindíssimo onde antes só via paredes.

A meditação durante a gravidez ajuda a mulher a aceitar as modificações do seu corpo e a glorificá-las, ajuda a lidar com a ansiedade e com o medo, ajuda a mulher a centrar-se no seu processo interno e a renascer mais brilhante e mais forte.

Enquanto um bebê está a crescer dentro de nós, é muito importante evitar irritar-se, evitar ambientes desarmoniosos e visualizar imagens belas que conduzam ao relaxamento e à paz.

Para além disso, a meditação abre um canal de comunicação entre a mãe e o bebê em que através da concentração, da paz e do silêncio interior, a mulher consegue sentir a energia do seu filho, comunicar com ele e criar desde do primeiro momento uma relação profunda com o bebê que cresce dentro dela.

Talvez por todas estas razões, estudos comprovam que a prática de meditação durante a gravidez conduz a uma menor incidência de complicações durante o parto assim como da depressão pós-parto.
A meditação durante a gravidez é um hino à vida, ao renascimento e à paz interior.

Aqui segue uma sugestão de meditação para se fazer durante a gravidez:

Meditação da Água


Comece por colocar uma música instrumental da sua escolha. Se possível com sons da natureza, do oceano.

Acenda uma vela branca e apague ou diminua as luzes. Inspire profundamente e devagar, retenha o ar nos pulmões e então solte-o lenta e gradualmente. Deverá soltá-lo tão lentamente que não sopre a vela.

Repita a meditação até que se sinta relaxada e pronta a meditar. Olhe para a chama da vela. Fique a olhar até que tenha limpo a sua mente de pensamentos e imagens, até só ver a chama da vela.

Agora feche os olhos. (Visualize cada ação, evento, da forma mais completa e natural que consiga e que você seja um personagem dentro da sua mente)

Você está a andar ao longo da praia, a areia é suave e branca. As ondas são ritmadas e batem suavemente na margem. O sol está a pôr-se e o mar reflete a luz laranja e vermelha. A brisa é quente e suave. Você consegue respirar o ar salgado do mar (respire profundamente e solte o ar).

Os últimos raios de sol desaparecem no horizonte, e a praia está quase às escuras. Mas a areia branca espelha o pálido luar e parece quase brilhar. Você ouve o som de música, flautas e tambores tocam perto. A batida parece responder à pulsação das ondas do mar.

Você dirige-se ao som e depressa vê uma luz laranja de uma pequena fogueira na praia. Pessoas à volta dela tocam e uma canta suavemente ao longo da música.

Dirige-se a elas e por um momento elas vão parecer dar por sua conta. Finalmente a sua melodia acaba. Uma anciã faz-lhe sinais para se sentar com eles. Você fala um pouco com uma mulher. (diga o que desejar ou faça as perguntas que quiser, e as respostas virão até si naturalmente)

Você agradece-lhe e caminha na direção oposta. Ouve a música começar de novo enquanto continua a andar ao longo da margem.

Agora, vislumbra um grupo de árvores escuras mais à frente. Elas estão perto da água e você tem de passar por elas para continuar no seu caminho. Elas são sinistras e você está um pouco ansioso enquanto se aproxima cada vez mais. Um rasgo de vento frio assobia perto de si. Quando se encontra em frente da pequena floresta, você recua quando vê um par de olhos por entre as sombras. Mas antes de fugir, um lobo cinzento sai da escuridão.

Primeiro você gela de medo, mas aí apercebe-se que o lobo não está ali para fazer-lhe mal. Ele caminha cuidadosamente na sua direção, muito provavelmente com mais medo de si que você dele. Você alcança-o e toca o pelo dele. Tem uns olhos dourados cheios de alma.

Você dá um nome ao lobo simpático (dê-lhe o nome que desejar no momento), você continua a andar e ele segue-o de perto. Após caminhar e apreciar a morna noite tropical com o seu novo amigo, o sol prepara-se de novo para aparecer. Chega a um sítio muito bonito na praia, rodeado de palmeiras e paredes de pedra. Você dança na areia de marfim com o lobo cinzento a seus pés.

Apanha pequenas pedras e conchas e lava-as na água do oceano, observando cuidadosamente cada concha. Todas as suas pedras e conchas estão juntas num monte. Você senta-se à frente do seu monte. O lobo senta-se à sua frente e começa a parecer sonolento. Você inspira mais uma vez o ar do oceano antes de fechar os olhos e baixar a cabeça.

Agora pode levantar a sua cabeça e acordar da sua viagem de visualização/meditação. Se desejar, pode apontar os seus sentimentos durante e após a meditação. O que lhe disse a mulher? O que sentiu quanto a fazer amizade com um animal, e ainda sente como se o lobo cinzento ainda estivesse consigo? Que nome lhe deu e porquê? O que as pedras e conchas simbolizaram para você?

Veja Também:

  • Como evitar ficar com estrias durante a gravidezComo evitar ficar com estrias durante a gravidez Durante a gravidez, uma das grandes preocupações das mulheres é o aparecimento de estrias. Estas marcas, ou cicatrizes, uma vez que apareçam, não há como eliminá-las. Mas para felicidade […] Posted in Dicas
  • Alimentação Durante a Gravidez: Não Coma Por 2!Alimentação Durante a Gravidez: Não Coma Por 2! Durante a gravidez, é essencial manter uma alimentação equilibrada. O consumo de uma grande variedade de alimentos saudáveis fornece à mulher e ao feto em desenvolvimento, proteínas, […] Posted in Dicas
  • As Crianças e a ComunicaçãoAs Crianças e a Comunicação Subitamente recebo a informação que, o meu filho não fala tão bem como as outras crianças, a professora faz a referência, as outras crianças comentam (nem sempre da forma mais simpática), […] Posted in Dicas
  • Dicas sobre como engravidar rápidoDicas sobre como engravidar rápido Saber como engravidar de forma planejada é uma escolha muito sensata para o casal, pois essa é uma atitude adulta e muito boa para a criança que ao nascer encontra uma equilibrada. Mas […] Posted in Dicas

Deixe uma resposta