MICOLIV Creme Vaginal

Não tome remédio antes de ir a um médico

Antifúngico utilizado no tratamento das micoses da pele. Uso Ginecológico.

O ciclopirox olamina é um agente antifúngico de amplo espectro, eficaz sobre agentes patógenos causadores de micoses cutâneas superficiais. O mecanismo de ação do ciclopirox olamina consiste na inibição do transporte de substâncias essenciais, como aminoácidos, para o interior das células fúngicas. Interfere na biosíntese de proteínas, RNA e DNA destes microorganismos. É fungicida para Epidermophytum, Microsporum e Tricophyton spp e também atividade contra Candida albicans e Malassezia furfur. Apresenta efeito antibacteriano contra ampla variedade de bactérias Gram- positivas e negativas.

Indicações: Micose superficial da pele; monilíase cutânea (candidíase); tinea corporis; tinea cruris; tinea pedis (pé-de-atleta); tinea versicolor (pitiríase). Recomenda-se a loção para o tratamento de Pityriasis versicolor ou micoses em áreas extensas. A apresentação em creme é mais indicada para áreas de dobras, face e regiões com pele delicada, além da dermatite seborreica.

Contraindicações: Em casos de hipersensibilidade ao ciclopirox. Solução e Creme não devem ser administrados por via intravaginal, intrabucal, nos olhos ou aplicados sobre lesões abertas.

Precauções: Não é aconselhável o uso de roupas sintéticas, devendo-se usar, preferencialmente, as de algodão. É também recomendável usar calçados abertos, quando o paciente apresenta dermatomicose nos pés. O medicamento poderá ser administrado durante a gestação, sob acompanhamento médico, quando os benefícios para a mãe justificarem o potencial de risco para o feto. A administração deve ser cautelosa e sob orientação médica, se utilizado durante a lactação.

Efeitos colaterais: Coceira; dor; irritação; queimação; vermelhidão.

Atenção: O uso de qualquer medicamento só deve ser feito por recomendação e orientação de um médico, essas informações são de caráter meramente educativos e não substituem em hipótese alguma a avaliação de um especialista médico.

Veja Também:

Deixe uma resposta