O que é Geliofobia

Imagine só se você não fosse capaz de sorrir, se fosse, por natureza, sério, sempre bravo ou triste o tempo todo, com certeza seria muito ruim, mas sabe o que é pior? Não poder nem ao menos ver pessoas felizes, dando boas gargalhadas e se divertindo, não deve ser muito legal, não é mesmo?

Pensando nessa possibilidade resolvemos pesquisar se existe alguma possibilidade de uma pessoa não ter sentimentos como felicidade, euforia, alegria ou qualquer outro sentimento tão gostoso quanto esses, acabamos encontrando um termo chamado Geliofobia.

A Geliofobia pode ser descrita como o medo da risada, não importando ser a sua própria ou a de outras pessoas, ou seja, se o individuo acha algo engraçado e começa a rir ou apenas vê alguém dando risadas, instantaneamente tem um ataque de pânico.

O ataque de pânico, como em todas as fobias é irracional e causado por tonturas, palpitações, náuseas e sudorese (suor) no momento em que o individuo se depara com uma situação de fobia.


A Geliofobia ainda é um mistério para os médicos, que não sabem ao certo explicar as causas de seu aparecimento (assim como não sabem explicar as causas da maioria das fobias), porém eles acreditam que algum trauma na infância possa ser o principal contribuinte da maioria dos casos.

O único tratamento existente até o momento que possa melhorar a situação de geliofóbicos é a psicoterapia, uso de remédios antidepressivos e tranquilizantes. Alguns exemplos de remédios usados para a fobia são bromazepam, lexotam, diazepam, alprazolam, valium, clonazepam e outros.

Na psicoterapia usa-se o método da terapia cognitiva comportamental, que sugere que todas as nossas emoções e nosso comportamento são influenciados pela maneira como interpretamos os acontecimentos, ao longo dos encontros, o paciente tente enfrentar os seus medos ao menos mentalmente, imaginando (no caso da Geliofobia) pessoas rindo a sua volta e ao mesmo tempo este tente manter a calma. Acredita-se que exercitando o medo é possível diminuir a intensidade do choque.


Conhece alguém que tem alguma fobia? Quer saber mais sobre alguma fobia estranha? Comente aqui em baixo!

Deixe sua resposta!