em

Os 10 minerais mais nocivos ao ser humano

Existem tantos mistérios que o nosso mundo guarda que fica praticamente impossível a nós humanos imaginarmos se eles podem ou não se tratarem de coisas criadas pela própria mãe natureza para tirar a nossa vida. Muitos desses mistérios já foram ao menos parcialmente desvendados pela ciência, hoje vamos conhecer alguns deles.

Já imaginou se existisse uma espécie de criptonita que pudesse matar quem a segurasse, assim como é o caso do herói dos quadrinhos Super Homem? Acredite, de fato algo muito parecido com o mineral que afeta os poderes do homem de aço, e não apenas um, mas vários.

Coloradoite

O coloradoite é um mineral cristalino recentemente descoberto em meio ao magma de vulcões, ele é um composto de telureto dee mercúrio formado quando o mercúrio se funde com telúrio, outro metal raro extremamente tóxico. Se aquecido ou alterado quimicamente um vapor e uma poeira mortal são liberadas, tomando o local onde se encontra facilmente, o curioso é que o telúrio pode se combinar com ouro e depois de seco, pode acabar se fundindo ao mesmo e virando ouro puro.

Calcantite

Lindos estes cristais azuis do Calcantite, não é mesmo? Eles são compostos de cobre, juntamente com enxofre, água e outros elementos. Este arranjo torna o cobre muito mais toxico do que já é, garantindo a morte de quem entre em contato com ele por absorver quantidades bem menores do que o aceitável pelo homem.O mineral torna o cobre solúvel em água, sendo facilmente absorvido por plantas e animais, que morrem facilmente por um múltiplo falecimento de órgãos.

Hutchinsonite

Uma mistura perigosíssima de tálio, chumbo e arsênico gera o hutchinsonite, como exemplo, vamos usar apenas os efeitos que o tálio pode causar, como perda de cabelo, doenças de pele e muito possivelmente a morte. A hutchinsonite une os três metais tóxicos e forma um cocktail mineral letal.

Galena

Minério de chumbo, forma brilhante de cubos de prata formam uma pedra tão linda quanto muitas outras usadas para embelezar ambientes, a galena. Pó de chumbo é facilmente expelido pelo contato com a galena, se tornando extremamente perigoso.

Asbesto

O asbesto é um mineral extremamente perigoso, seus cristais podem se espalhar pelo ar tendo uma facilidade incrível de sabotar o pulmão humano causando uma intoxicação, o que posteriormente pode acabar virando um câncer. A maioria das intoxicações por asbesto ocorre por exploradores mal protegidos vasculhares conjuntos de rochas sílicas, onde ele é mais encontrado.

Arsenopirita

Mais um mineral que é muito confundido com ouro, a arsenopirita, que causa uma facilmente uma intoxicação em quem tentar dar uma mordidinha em sua pepita para testar o ‘ouro’, tentar aquece-la ou alterar o seu estado é igualmente perigoso, pois um forte cheiro de arsênico é liberado juntamente com faíscas.

Torbernite

Conhecido como o mineral do inferno, o torbernite , que possui cristais verdes lindos, porém letais, compostos de uma reação química extremamente complexa entre urânio, fósforo, cobre e água. Carregar uma torbernite é praticamente como carregar uma Chernobyl no bolso, se a radiação não for o suficiente, você também pode morrer pelo gás radônio que é emitido por ela, sendo capaz de te dar um câncer de pulmão com facilidade. Amantes de granito devem ter um cuidado extremo, pois é nele que seus cristais surgem.

Estibina

Utilizado para endurecer ligas de metal, o mineral estibina é um dos mais tóxicos do mundo, o que só foi descoberto depois de centenas de pessoas morrerem por uma intoxicação alimentar por comerem seus alimentos em pratos feitos do mineral, que foi confundido com prata por serem um tanto quanto parecidos. Se forma geralmente em lençóis hidrominerais, águas termais e no calcário.

Auripigmento

Para existir algo pior do que arsênico, somente uma pedra feita totalmente dele combinado com enxofre. Por ter uma cor dourada acaba chamando muito a atenção de quem a avista, assim que pega, ela libera o chamado pó arsênico, que é cancerígeno e neurotóxico, amplamente usado por chineses a séculos atrás para tornar as flechas de seus arcos um pouco mais letais.

Cinábrio

O cinábrio, ou se você preferir, sulfeto de mercúrio, é o mineral mais tóxico que existe na terra. O seu nome vem do persa ‘dragão de sangue’ e é o principal minério de mercúrio. Formado perto de vulcões e depósitos de enxofre, o mineral pode causar tremor, perda da sensibilidade e até a morte sem muita dificuldade. Na Idade Média ser mandado para trabalhar nas minas espanholas que eram repletas de formação de cinábrio era praticamente uma sentença de morte.

Leia o próximo post sobre: Top 10 »

Tags:

minerais, geologia, bizarro, top_10, RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Triglicerídeos – Como baixar e controlar naturalmente

Dicas Emagrecedoras com Produtos Diet

9 Dicas Emagrecedoras com Produtos Diet