PLATINIL Solução Injetável

Não tome remédio antes de ir a um médico

Medicamento utilizado para destruir neoplasmas ou células malignas e, tem a finalidade de evitar ou inibir o crescimento e a disseminação de tumores. Uso por Infusão Intravenosa.

A cisplatina é um composto de coordenação metálico. Calcula-se que a ação é similar à dos alquilantes bifuncionais, isto é, um possível entrecruzamento e interferência com a função do DNA e pouco efeito sobre o RNA. Não é específico de nenhuma fase do ciclo de divisão celular. É possível que atue também sobre o sistema imune do hóspede. Não atravessa facilmente a barreira hematoencefálica. Metaboliza-se por uma rápida conversão não-enzimática a metabólitos inativos. É eliminado por via renal, podendo ser detectado nos tecidos durante 4 meses ou mais após a administração.

Indicações: Câncer de cabeça; câncer de esôfago; câncer de pescoço; câncer de pulmão; câncer de vesícula (avançado); câncer metastático ovariano; câncer metastático testicular.

Contraindicações: Pacientes mielossuprimidos, hipersensibilidade à cisplatina ou a outros compostos que contenham platina, a gravidez e o aleitamento. Disfunção renal, com os níveis de creatinemia ultrapassando o dobro dos limites normais, queda de acuidade auditiva e concomitantemente um aminoglicosídeo..

Precauções: É importante ingerir líquidos em abundância, para ajudar a excreção de ácido úrico. Evitar o contato com pessoas com infecções bacterianas ou virais, principalmente quando os índices sangüíneos forem baixos. A terapêutica com cisplatina deve ser interrompida ao primeiro sinal de neuropatia periférica, posto que pode ser irreversível.

Efeitos colaterais: Anemia e outras alterações no sangue; aumento de ácido úrico no sangue; choque anafilático; convulsão; diarréia; diminuição do magnésio no sangue; dor de cabeça; gosto metálico; inflamação na boca; náusea; neurite periférica; perda da audição para sons de alta freqüência (em ambos os ouvidos); perda do paladar; supressão da medula óssea; toxicidade renal; vômito; zumbido nos ouvidos. Evitar o contato do produto com a pele. O produto pode diminuir a fertilidade.

Atenção: O uso de qualquer medicamento só deve ser feito por recomendação e orientação de um médico, essas informações são de caráter meramente educativos e não substituem em hipótese alguma a avaliação de um especialista médico.

Veja Também:

Deixe uma resposta