Por que não lembramos de quando éramos bebês?

Você já se perguntou por que não temos nenhuma lembrança de estarmos mamando em nossa mãe, ou de estarmos engatinhando? O culpado por esquecermos essas coisas é o responsável por toda e qualquer lembrança que temos, o cérebro.

Para entendermos o motivo desse fenômeno chamado pelos especialistas de amnésia infantil, primeiro devemos entender que existem dois tipos de memória, a memória semântica e a episódica.

A memória semântica é responsável por guardar lembranças gerais e coisas que aprendemos, como por exemplo, guardar os nomes do pai e da mãe, como caminhar, como engatinhar, como pedir alguma coisa. Resumidamente, são coisas que serão usadas por toda ou boa parte da nossa vida. Porém, no pior dos casos, podem ser também lembranças de algum tipo de trauma, como a criança cair em uma piscina e no futuro não conseguir aprender a nadar por medo, que é induzido a partir da memória semântica de que um dia quase morreu afogada.

No caso da memória episódica, podemos lembrar de fatos específicos, coisas que não influenciam em nossa vida, como o que comeu no almoço semana passada, uma festa que você foi, ou qualquer outro acontecimento que você poderá lembrar algum tempo depois e contar para alguém.

Por volta dos 2 e 3 anos, nosso corpo está terminando de ser totalmente construído, e é mais ou menos nessa idade que a parte do cérebro responsável pelas lembranças que podemos guardar, como aquela paquera da balada por exemplo, se torna completamente formada. Essa parte é chamada de hipocampo.

É no hipocampo que se concentram as memórias episódicas que adquirimos durante nossa vida, elas chegam ao hipocampo após passarem por um processo de armazenamento que ocorre quando as informações neuronais que são enviadas pelos córtex chegam no mesmo. Essas informações são mandadas pelo córtex auditivo, pelo visual, olfativo e assim por diante.

Por não terem o hipocampo totalmente desenvolvido, as crianças com menos de 4 anos de idade não conseguem juntar essas lembranças por muito tempo, pois elas precisam se reunir e ficarem armazenadas nessa parte tão importante do nosso cérebro, então, quando forem adultos, provavelmente lembrarão de pouquíssimos ou nenhum fato que ocorreu durante essa fase de desenvolvimento.

É por isso que não lembramos de quando éramos bebes, pelo simples fato de que nesse período o hipocampo ainda estava em construção.

Leia o próximo post sobre: Por quê? »

Tags:

curiosidades, criança, cerebro, lembrança, Compartilhe com seus amigosRELACIONADOS

Veja Também:

Deixe uma resposta