em

Por que picada de mosquito coça?

Poucas coisas no mundo são mais incomodas do que uma picada de mosquito, principalmente se ela acontece em algum lugar sensível de seu corpo, como a sola dos pés -acredite, é o pior lugar possível-, entre os dedos ou nas dobras dos braços e pernas.

O que gera a coceira em uma picada de mosquito não é a picada em si, pelo inseto estar abrindo um buraco em sua pele ou coisa do tipo. O que realmente acontece, é que, por mais que o seu sangue esteja sendo roubado, o mosquito está sendo “generoso” o suficiente para garantir que você não continue sangrando depois da picada, pois, a própria saliva dele contém agentes anticoagulantes.

Qualquer comportamento estranho do corpo de uma pessoa que não tenha nenhuma doença ou limitação física ou psíquica é meramente um efeito do sistema de proteção que temos, o chamado sistema imunológico.

Como já falamos anteriormente, o mosquito suga o nosso sangue e consequentemente deixa um pouco de saliva no local da picada. Como o nosso corpo não reconhece essa substancia, ele irá tomar precauções para que não ocorram maiores complicações, neste caso, a saliva do mosquito contém anestésicos, anticoagulantes e outras substancias que não são encontradas ao natural em nosso organismo que, em uma reação com essas substancias, vai estancar o buraco por onde o mosquito estava sugando.

Os mastócitos são as principais células reagentes em casos como estes, elas liberam histamina no local afetado e esta, por si só, é a principal responsável pela coceira, pois ela estimula o aumento da circulação no local, o que deixa a pele avermelhada e causa o típico inchaço de uma picada de mosquito, que coçam pra caramba.

Coçar o local da picada pode não ser uma ideia muito boa, pois, mesmo que você estará estimulando ainda mais a circulação de sangue no local, as suas unhas podem acabar machucando a área da picada e uma ferida pode ser aberta. Feridas são o local de entrada preferidos de bactérias e outros organismos, as quais se encontram naturalmente em nossas unhas e não são tão amigáveis quanto a saliva do mosquito, essas bactérias podem causar uma infecção que, se não tratada, podem acabar te levando para o hospital.

Existe uma certa variação de uma pessoa para outra quanto ao grau de alergia causada por um mosquito, tanto que existem pessoas que dizem nem ser picadas, o que não é verdade, elas apenas não têm reações alérgicas e não percebem quando têm o sangue roubado pelo inseto, já outras, tem reações tão fortes que podem ficar com o corpo todo coçando por um longo tempo, o que é causado por um descontrole da histamina, que deve ser controlada com o uso de medicamentos anti-histamínicos.

Uma boa dica para aliviar a coceira é usar uma solução de bicarbonato de sódio com água morna (a uma temperatura que não queime a pele). Uma colher de sopa de bicarbonato de sódio dissolvida em meio litro de água é o bastante para você molhar um pano limpo e esfregá-lo sobre a área da picada ou, caso preferir, substitua o pano por cotonetes.

Fonte: Today I Found Out

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artrite reativa – Sintomas, causas e melhores tratamentos

Quantas gramas de carboidratos por dia você precisa?