Poucas coisas no mundo são mais incomodas do que uma picada de mosquito, principalmente se ela acontece em algum lugar sensível de seu corpo, como a sola dos pés -acredite, é o pior lugar possível-, entre os dedos ou nas dobras dos braços e pernas.
O que gera a coceira em uma picada de mosquito não é a picada em si, pelo inseto estar abrindo um buraco em sua pele ou coisa do tipo. O que realmente acontece, é que, por mais que o seu sangue esteja sendo roubado, o mosquito está sendo “generoso” o suficiente para garantir que você não continue sangrando depois da picada, pois, a própria saliva dele contém agentes anticoagulantes.
90% das pessoas também leram:
Qualquer comportamento estranho do corpo de uma pessoa que não tenha nenhuma doença ou limitação física ou psíquica é meramente um efeito do sistema de proteção que temos, o chamado sistema imunológico.
Como já falamos anteriormente, o mosquito suga o nosso sangue e consequentemente deixa um pouco de saliva no local da picada. Como o nosso corpo não reconhece essa substancia, ele irá tomar precauções para que não ocorram maiores complicações, neste caso, a saliva do mosquito contém anestésicos, anticoagulantes e outras substancias que não são encontradas ao natural em nosso organismo que, em uma reação com essas substancias, vai estancar o buraco por onde o mosquito estava sugando.
Os mastócitos são as principais células reagentes em casos como estes, elas liberam histamina no local afetado e esta, por si só, é a principal responsável pela coceira, pois ela estimula o aumento da circulação no local, o que deixa a pele avermelhada e causa o típico inchaço de uma picada de mosquito, que coçam pra caramba.
Coçar o local da picada pode não ser uma ideia muito boa, pois, mesmo que você estará estimulando ainda mais a circulação de sangue no local, as suas unhas podem acabar machucando a área da picada e uma ferida pode ser aberta. Feridas são o local de entrada preferidos de bactérias e outros organismos, as quais se encontram naturalmente em nossas unhas e não são tão amigáveis quanto a saliva do mosquito, essas bactérias podem causar uma infecção que, se não tratada, podem acabar te levando para o hospital.
Existe uma certa variação de uma pessoa para outra quanto ao grau de alergia causada por um mosquito, tanto que existem pessoas que dizem nem ser picadas, o que não é verdade, elas apenas não têm reações alérgicas e não percebem quando têm o sangue roubado pelo inseto, já outras, tem reações tão fortes que podem ficar com o corpo todo coçando por um longo tempo, o que é causado por um descontrole da histamina, que deve ser controlada com o uso de medicamentos anti-histamínicos.
Uma boa dica para aliviar a coceira é usar uma solução de bicarbonato de sódio com água morna (a uma temperatura que não queime a pele). Uma colher de sopa de bicarbonato de sódio dissolvida em meio litro de água é o bastante para você molhar um pano limpo e esfregá-lo sobre a área da picada ou, caso preferir, substitua o pano por cotonetes.
Fonte: Today I Found Out