em

Psyllium – O que é? Para que serve? 5 Benefícios e Efeitos Colaterais

Psyllium
Psyllium – alivia a constipação e diminui o colesterol

O Psyllium é originário de um arbusto cuja as sementes e cascas são utilizadas por conterem grande quantidade de fibra natural e trazerem uma gama enorme de benefícios para a saúde.

Psyllium possui uma fibra solúvel e prebiótica, que uma vez que é ingerida, se expande, formando uma massa semelhante a gel, extraindo a água do cólon e promovendo a eliminação fácil e saudável, varrendo os resíduos de forma rápida e eficiente.

Além disso, a casca de psyllium é conhecida por trazer efeitos positivos sobre a saúde do coração e os níveis de colesterol.

Estudos também mostraram que o psyllium melhora o controle glicêmico para pessoas com diabetes.

Fatos Nutricionais do Psyllium

A casca de psyllium vem de uma erva semelhante chamada Plantago ovata, que cresce em todo o mundo. Cada planta pode produzir até 15,000 minúsculas sementes revestidas de gel, das quais é derivada a casca de psyllium. Às vezes também passa pelo nome ispaghula. o psyllium é mais conhecido como um laxante natural.

A fibra dietética encontrada na casca de psyllium pode ajudar com as seguintes condições:

  • Câncer
  • Colite
  • Prisão de ventre
  • Diabetes
  • Diarréia
  • Diverticulose
  • Hemorróidas
  • Doença cardíaca
  • Hipertensão
  • Síndrome do intestino irritável
  • Pedras nos rins
  • Obesidade
  • Úlcera péptica
  • TPM

5 Benefícios de saúde impressionantes do Psyllium

1. Alivia a constipação e a diarréia

A constipação é um problema de saúde muito comum. A constipação crônica é especialmente comum em adultos com mais de 60 anos, e os sintomas ocorrem em até 50% dos residentes de repousos.

A ingestão de fibra adicional na forma de psyllium é recomendada por estudos científicos para melhorar os sintomas e proporcionar alívio natural do constipação. Psyllium é recomendado sobre laxantes à base de magnésio, o que deve ser evitado devido à potencial toxicidade.

Quando combinado com água ou outro líquido, a casca de psílio incha e produz mais volume, o que estimula os intestinos a contrair e ajuda a acelerar a passagem de fezes pelo trato digestivo.

Uma vez que a casca de psyllium ajuda a facilitar a eliminação, também ajuda a tratar naturalmente as hemorróidas, que são muitas vezes o resultado da constipação. A casca de psyllium também pode ser usada para ajudar a aliviar a diarreia leve a moderada.

É benéfico para os sofredores de diarreia, porque absorve uma quantidade significativa de água no trato digestivo, o que ajuda a tornar as fezes mais firmes e mais lentas para passar pelo sistema.

2. Reduz o colesterol

A pesquisa deixa muito claro que a casca de psyllium é uma adição terapêutica para uma dieta saudável e estilo de vida para as pessoas que lutam com altos níveis de colesterol.

Em um estudo paralelo controlado por placebo, todos os sujeitos mantiveram suas dietas usuais, que forneceram menos de 300 miligramas de colesterol por dia e aproximadamente 20% da energia das proteínas, 40% dos carboidratos e 40% da gordura.

O estudo descobriu que oito semanas de tratamento com psílio reduziram os níveis séricos de colesterol total em 14,8 por cento, colesterol de lipoproteínas de baixa densidade (LDL) em 20,2 por cento e a proporção de colesterol LDL para colesterol de lipoproteínas de alta densidade em 14,8 por cento em relação aos valores basais.

As reduções no colesterol total e colesterol LDL tornaram-se progressivamente maiores com o tempo, e essa tendência pareceu continuar na oitava semana.

Outro estudo publicado no The Journal of The American Medical Association examinou a eficácia da casca de psyllium como terapia adjuvante para pessoas com níveis de colesterol moderado leve a moderado.

Este estudo descobriu que, em comparação com o placebo, o psyllium obteve uma redução de 4,8% no nível total de colesterol e uma redução de 8,2% no nível de colesterol de lipoproteínas de baixa densidade, mostrando claramente a capacidade de casca de psyllium para reduzir o colesterol naturalmente.

3. Ajuda a administrar açúcar no sangue

o psyllium pode ajudar os diabéticos atuais, bem como as pessoas que tentam prevenir o diabetes, já que o consumo dietético de fibras como a casca de psyllium pode ajudar a manter o equilíbrio glicêmico saudável no organismo.

Um estudo avaliou o efeito da fibra de casca de psyllium nos níveis de lipídios e glicose como complemento da terapia de drogas e medicamentos em pacientes com diabetes tipo II.

O estudo descobriu que tomar o psyllium diariamente pode ajudar os pacientes com diabetes tipo II a controlar o açúcar no sangue sem efeitos colaterais negativos.

Outro estudo obteve resultados semelhantes, indicando um efeito terapêutico benéfico do psyllium no controle metabólico de diabéticos de tipo II. o psyllium certamente parece uma escolha sábia na tarefa diária para manter os níveis de açúcar no sangue em cheque, bem como um tratamento natural para diabetes.

4. Melhora a saúde cardíaca e a pressão arterial

Adicionando alimentos ricos em fibras, como casca de psyllium para sua dieta, pode ajudar a reduzir o risco de doença cardíaca.

Mais especificamente, uma dieta rica em fibras solúveis em água, como a casca de psyllium, está associada a níveis mais baixos de triglicerídeos e a um risco menor de doença cardiovascular.

Um estudo no European Journal of Clinical Nutrition avaliou os efeitos do psyllium em pacientes diabéticos tipo II e descobriu que o psyllium não só melhorava o nível de açúcar no sangue, mas também reduziu o risco de doença cardíaca coronária.

O psyllium também mostrou melhorar a hipertensão ou a pressão arterial elevada, o que tem um efeito negativo direto na saúde do coração. A hipertensão afeta 30% da população e a melhor maneira de preveni-la é através de uma dieta saudável.

Em um ensaio clínico randomizado, seis meses de suplementação com fibra de psyllium reduziram significativamente a pressão arterial sistólica e diastólica em pessoas com excesso de peso com hipertensão arterial.

5. Gestão saudável do peso

Em nossa sociedade, a obesidade é o problema de saúde mais prevalente que afeta todas as faixas etárias, e isso leva a muitos problemas de saúde sérios, incluindo diabetes e doenças cardíacas crônicas. o psyllium está entre a lista de plantas medicinais que demonstraram diminuir significativamente o peso corporal.

o psyllium pode ser muito útil para manter e alcançar um peso saudável, pois incentiva a sensação de saciedade quando é consumida. Uma vez que naturalmente comemos menos quando nos sentimos cheios, adicionar fibra adicional às nossas dietas na forma de casca de psyllium pode nos ajudar a não comer demais e pode tratar a obesidade naturalmente.

Além disso, a capacidade do psyllium para melhorar o processo de eliminação natural do corpo afeta positivamente o peso, pois a matéria residual é removida com mais rapidez e regularidade do corpo.

Um estudo publicado em Clinical and Experimental Hypertension em agosto de 2007 descobriu que a suplementação de psyllium por um período de seis meses levou a uma diminuição no índice de massa corporal.

Se você está tentando perder peso rapidamente e procurando controlar o excesso de refeições nas refeições, você pode tomar casca de psyllium pouco antes ou com uma refeição. A adição de fibra funcional, como a casca de psyllium, deve ser considerada como uma ferramenta para melhorar o sucesso nas dietas de perda de peso.

História do Psyllium e fatos interessantes

1 de 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 Alimentos Indispensáveis no Cardápio de Quem Passou do 40

Conheça os Perigos do Bronzeamento por Radiação Artificial