Satisfação pessoal após os 40 anos: sonhos que você ainda pode realizar

Durante a adolescência e início da fase adulta, é normal que as pessoas sejam cheias de sonhos e expectativas, porém o tempo vai passando e as responsabilidades aumentando. Por causa disso, muitas pessoas, infelizmente, acabam deixando seus sonhos para depois.

Acontece que o depois chegou. E aí? Você vai continuar esperando a hora certa chegar? O momento certo é agora. Pare de adiar o que você quer tanto fazer. Aproveite enquanto pode.

Quantos sonhos você deixou para trás? A boa notícia é que ainda é possível realizar o que você mais quer fazer.

Veja quais sonhos da sua juventude e início da fase adulta você ainda pode retomar:

Viajar para um lugar que você sempre quis conhecer

As viagens são uns dos sonhos mais adiados, não é mesmo? Afinal, conhecer um lugar novo envolve planejamento financeiro, tempo, pesquisa para achar um lugar legal para se hospedar, entre outros.

Mas se você poupou dinheiro para realizar esse sonho, por que não aproveitar? Quando chegar as suas férias, não perca mais tempo: arrume as suas malas e vá para o local que você quer.

Não importa se é no Brasil ou no exterior; viajar é uma forma de explorar o mundo, ter mais autoconhecimento e satisfação pessoal.

Se não tiver ninguém para ir com você, vá sozinho mesmo.

Claro que ter alguém para te acompanhar é agradável, mas a vantagem de viajar sozinho é que você faz o que quiser, quando quiser.

Portanto, não deixe mais nada te impedir de realizar esse grande sonho.


Começar uma nova faculdade

A faculdade é outro sonho que exige dinheiro, tempo disponível e muita dedicação.

Porém, você pode começar um novo curso sempre que quiser.

Apesar de muitas pessoas começarem a faculdade ainda na juventude, não há problema em nenhum em ser o mais velho da turma, pelo contrário.

A sua experiência vai te ajudar a levar os estudos com mais seriedade. Além disso, agora você já sabe organizar melhor o seu tempo.

Você quer mudar de carreira? Ou aprimorar seu conhecimento na área em que já atua? De qualquer forma, a faculdade pode te ajudar a se tornar um profissional ainda mais reconhecido no mercado.

Caso você não queira começar uma nova faculdade, mas queira voltar a estudar, pode fazer uma pós graduação ou até mesmo, um curso bem rápido, de poucas semanas.

O importante é buscar conhecimento e nunca deixar de aprender.

Estudar não é apenas uma forma de melhorar de vida, financeiramente falando, mas de adquirir mais satisfação pessoal e sabedoria.

Aprender a tocar um novo instrumento

Muitas pessoas querem aprender a tocar um novo instrumento, mas poucas tem paciência suficiente para isso.

Entenda que é algo que leva tempo e por isso, será necessário bastante dedicação e esforço.

A música é algo que nenhum ser humano consegue viver sem.


Você pode aprender um novo instrumento seja para te manter ocupado nas horas livres ou então, até para fazer apresentações! Já imaginou se você consegue se tornar um músico de sucesso?

Mas quais as vantagens disso?

Pois bem, quando você aprimora seus conhecimentos em música e aprende a utilizar um novo instrumento, você aumenta a sua capacidade de memorização.

Mas os benefícios não param aqui. Você consegue ter mais coordenação motora, aumenta seu sendo de responsabilidade e se torna uma pessoa mais concentrada.

Ou seja, os instrumentos te ajudam não apenas na hora em que você estiver utilizando-os, mas também em outras áreas de vida.

Adotar um animal de estimação

Essa dica só vale para quem realmente gosta de bichinhos, já que eles exigem muita responsabilidade e comprometimento.

Entretanto, mesmo pessoas que gostam de pets, se sentem meio receosas na hora de adotar um animal, afinal, como já falamos, é preciso ser muito responsável.

Porém, se você tem tempo para passear com eles e tem alguém para te ajudar, já se torna um pouco mais fácil.

Um animal de estimação vai estar com você nos momentos em que você mais precisar. É um verdadeiro companheiro que vai te apoiar nas horas difíceis.

Gostar de um animal de estimação é um verdadeiro privilégio, pois eles nos fazem muito mais felizes.

Comprar a casa própria

Existem muito especialistas que dizem que não vale mais a pena comprar a casa própria.

Porém, um lugar para morar que é realmente seu, traz mais segurança e estabilidade.

Por isso, garantir a casa própria tem diversas vantagens. Claro que não vale a pena financiar 100% o novo imóvel. Mas se você der um bom valor na entrada e conseguir negociar os juros, pode valer muito a pena.

Além disso, é um bem que você pode deixar para seus dependentes, caso algo venha a acontecer com você.

Contudo, lembre-se que estamos falando de um alto investimento. Portanto, não compre a primeira casa que aparecer. Faça uma análise do seu orçamento, do quanto você vai precisar gastar com reformas, juros, entre outros.

Aprenda um novo idioma

Você sabe o quanto aprender inglês e espanhol pode ajudar na sua carreira, não é mesmo?

Afinal, em um mundo cada vez globalizado, é natural que os profissionais bilingues se destaquem no mercado.

Porém, esse não é o único motivo pelo qual vale a pena estudar outro idioma.

Primeiro, porque ao estudar outra língua, você conhece mais sobre a cultura do país. Segundo, porque é uma forma de ampliar seus horizontes e até de conhecer pessoas novas.

Morar fora do Brasil

Poder passar um tempo fora do Brasil é um verdadeiro privilégio.

Engana-se quem pensa que apenas jovens devem fazer intercâmbio. O número de pessoas com mais de 40 anos que resolvem passar um tempo fora do país continua crescendo.

Claro que para isso acontecer, será necessário planejamento. Mas se você perceber que as condições são favoráveis, vale a pena arriscar!

Gostou das dicas? Esses são apenas alguns sonhos que você pode realizar depois dos 40 anos.


Tudo depende do que você quer fazer na sua vida. Não está tarde para realizar seus sonhos, pelo contrário: você está no momento certo.

Deixe sua resposta!