SECNITRAT Comprimido

Não tome remédio antes de ir a um médico

Medicamento é utilizado para o tratamento de vermes como a amebíase e a giardíase. Seu mecanismo de ação consiste em alterar o DNA dos protozoários levando-os a morte e os eliminando do organismo do indivíduo. Uso Oral.

Trata-se de um derivado semissintético dos nitroimidazóis que apresenta elevada atividade antiparasitária. Assim, demonstrou-se sua utilidade no tratamento de vaginites causadas por Gardnerella vaginallis. O secnidazol é rapidamente absorvido no trato gastrointestinal. Atinge concentração máxima dentro de 3 horas e possui meia- vida de cerca de 20 horas. O secnidazol atravessa a barreira placentária e é excretado no leite materno e, principalmente, na urina.

Indicações: Amebíase intestinal sob todas as formas, amebíase hepática, giardíase, tricomoníase. Estudos recentes têm demonstrado que pode ser uma alternativa terapêutica para as vaginoses bacterianas (geralmente provocadas pela Gardnerella vaginalis).

Veja também

Contraindicações: Hipersensibilidade aos derivados imidazólicos, gravidez, lactação.

Precauções: Não ingerir bebida alcoólica durante o tratamento e até 4 dias após a descontinuação do mesmo. Pode aumentar a ação de: warfarina.

Efeitos colaterais: Náuseas, epigastralgia, gosto metálico, glossite e estomatites, urticária, leucopenia moderada (que é revertida pela suspensão do tratamento); vertigens, descoordenação e ataxia, parestesia e polineurites sensório-motoras.

Atenção: O uso de qualquer medicamento só deve ser feito por recomendação e orientação de um médico, essas informações são de caráter meramente educativos e não substituem em hipótese alguma a avaliação de um especialista médico.

Deixe uma resposta