Hoje vamos falar sobre candidíase, uma doença que se desenvolve através da bactéria Candida Albicans, que se multiplica formando uma infecção encontrada em maior número entre as mulheres. Esse micro-organismo está presente em todo ser humano, porém a sua manifestação ocorre nos genitais, causando coceira na vagina, ardência, vermelhidão e inchaço. Nos homens raramente aparece, mas quando se manifesta ocorre pequenas lesões puntiformes, além dos mesmos sintomas já citados.
Existem diversos fatores que podem causar a candidíase, mas a principal delas é a baixa imunidade de defesa do organismo. Quando combinadas com os fatores citados abaixo, a condição para que a Candida Albicans aumente desproporcionalmente na região genital é perfeita. Os principais causadores da candidíase, que também é considerada pelos médicos como uma micose são:
- Antibióticos
- Gravidez
- Diabetes
- Infecções
- Deficiência Imunológica
- Anticoncepcionais
- Corticoides
- Medicamentos Imunosupressivos
- Obesidade
- Uso de roupas justas
- Sprays Nasais que contenham Cortisona e/ou Eteróides
Além da coceira e irritação na região da vagina, o que mais preocupa as mulheres é o corrimento vaginal, que acontece de modo espesso, como leite coalhado.
É suma importância que todos saibam que a candidíase é uma doença sexualmente transmissível e que é preciso ter cuidados para que não se agrave. A medicina ressalta que os agentes etiológicos desse tipo de doença, não sobrevivem fora do corpo humano, tendo como reservatório o genital humano.
Antes de iniciar qualquer tratamento por conta, procure um médico ginecologista para que ele faça os devidos exames e dê o diagnóstico completo da situação. O tratamento é rápido e em 75% dos casos se estabelece cura em seis semanas no máximo.
Todo o tratamento é feito com antimicóticos e antifúngicos durante o período de 3 a 7 dias, combinado com uma dieta alimentar bastante enriquecida, indicada por um bom nutricionista, pois esta etapa do tratamento servirá para aumentar a imunidade do paciente.
Para evitar que a candidíase se manifeste, siga algumas dicas que podem ser eficazes:
– use sabonete neutro ou íntimo para a higienização das genitais
– evite o uso de toalhas e roupas íntimas de outras pessoas
– seque bem todo o corpo, além de fazer a higiene pessoal sempre da vulva para o reto e nunca ao contrário.
– costume lavar as roupas íntimas com água fervente e sabão e procure passar com o ferro.