em

Uso da Faixa Elástica Nos Treinos Aumenta Força e Ajuda na Saúde

Por conta da pandemia do Coronavírus, muitas academias acabaram fechando, e diversas pessoas ficaram sem ter onde treinar. Então, muitas delas acabaram se exercitando em casa mesmo, já que era a única opção. E para isso, um acessório que ajuda muito no processo, são as faixas elásticas.

Elas são fabricadas a base de látex e podem ser encontradas em diferentes tamanhos e resistências. Além disso, elas podem ser usadas para diferentes objetivos.

São várias as possibilidades de exercício: para emagrecer, ganhar músculos, definir o corpo, ajudar na fisioterapia, aumentar a força, entre outros. Seu grande diferencial é não precisar de nenhum peso extra. Apenas o peso do próprio corpo.

A cor da faixa é muito importante, pois cada uma tem uma intensidade e resistência diferentes. Em ordem decrescente são: dourada, prateada, preta, azul, verde, vermelha e amarela, que é a mais fraca.

Vantagens

O uso das faixas elásticas pode trazer uma série de vantagens. Então, confira abaixo algumas das principais delas:

Aumento da resistência física;

Melhora do equilíbrio;

Poder exercitar o corpo inteiro, pernas, braços, costas, peito, abdômen, etc.;

São econômicas, e possuem um excelente custo-benefício;

Se adapta a cada condição física;

Multifuncional, funciona para vários exercícios;

Previne lesões;

São úteis para reabilitação e podem ser usadas na fisioterapia, e até mesmo no balé;

Podem ser usadas em casa, na academia, no pilates ou no crossfit;

Se a faixa for muito comprida, pode ser cortada e ajustada de acordo com quem está usando;

São fáceis de guardar, já que são pequenas, muito leves e podem ser dobradas sem problema nenhum;

Podem ser usadas por todas as idades e tipos físicos,

Se você for treinar de casa e não sabe quais exercícios fazer, existem diversos vídeos no YouTube que podem te ajudar.

Manutenção das faixas elásticas

Assim como tudo na vida, as faixas elásticas necessitam de uma manutenção e cuidados para que sua vida útil seja prolongada. Abaixo, há uma lista que vai te auxiliar:

Depois de utilizá-la, guarde em um local seguro, de preferência ventilado e fresco; e não jogada pela casa. Assim na próxima vez que for usar, vai saberá exatamente onde está. Além disso, também não corre o risco de danificá-la.

Coloque talco após o treino, para evitar que a faixa fique grudando;

Evite pressionar com as unhas, sempre use os dedos ou a palma da mão;

Retire acessórios como anéis, relógios, brincos, colares, entre outros, antes de usar a faixa, pois podem rasgar a faixa, mesmo que seja a melhor faixa de resistência;

Lave com água e sabão pelo menos uma vez por mês, para retirar o suor dos treinos. Depois, seque com uma toalha e coloque talco.

Enfim, praticar exercícios é fundamental para manutenção não só da saúde física quanto mental também. Portanto, o uso da faixa pode ser de grande ajuda para você que deseja mudar e melhorar de vida, mantendo hábitos saudáveis, e se exercitando de forma regular.

Porém, lembre-se que, se não está acostumado com práticas físicas, o ideal a se fazer é começar devagar, respeitar seus limites e ir aumentando aos poucos, para evitar lesões.

E a faixa elástica é uma excelente opção para quem quer se exercitar e sair do baixo astral e ter disposição. Além disso, já está comprovado que ela ajuda muito nos treinos, e na saúde como um todo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça os Perigos do Bronzeamento por Radiação Artificial

Parkinson: A doença degenerativa do sistema nervoso