VANCEL Frasco-Ampola

Não tome remédio antes de ir a um médico

Medicamento utilizado para destruir neoplasmas ou células malignas e, tem a finalidade de evitar ou inibir o crescimento e a disseminação de tumores. Uso Injetável.

A carboplatina é igual à cisplatina, reage com o DNA celular formando uniões cruzadas intracelulares e intercelulares. Seu mecanismo de ação parece ser similar ao dos agentes alquilantes bifuncionais. Metaboliza-se por uma conversão não enzimática rápida a metabólitos inativos. É eliminada por via renal e pode ser detectada nos tecidos durante 4 meses ou mais após administração. Pode ser eliminada mediante procedimentos dialíticos, porém somente durante as 3 horas posteriores à sua administração.

Indicações: Câncer de ovário de origem epitelial avançado ou recorrente. Carcinoma de pulmão de células pequenas. Carcinoma epidermóide das vias aéreas e digestivas superiores.

Veja também

Contraindicações: Hipersensibilidade ao medicamento, a derivados de platina ou manitol. Insuficiência renal grave (liberação de creatinina igual ou inferior a 20ml/min). Gravidez. Não deve ser empregado em pacientes com mielodepressão severa nem naqueles com tumores localizados que sangram. Idosos com mais de 65 anos de idade.

Precauções: Em pacientes com insuficiência renal, reduzir as doses e realizar monitoramentos periódicos da função renal e dos parâmetros hematológicos. Quando administrada junto com terapêutica imunossupressora, planejar cuidadosamente para evitar o risco de efeitos aditivos. Pode diminuir a resposta a: vacinas de vírus mortos. Pode aumentar os riscos de reações adversas de: vacinas de vírus vivos.

Efeitos colaterais: Alterações no sangue; anemia; constipação intestinal; diarréia; dor no local da injeção; dores; fraqueza; hemorragia; hipersensibilidade; inflamação na boca (raro); náusea; neuropatia periférica (doença de nervos periféricos); ototoxidade (toxidade nos ouvidos); perdas eletrolíticas; queda dos cabelos; supressão da medula óssea; toxidade no fígado, dor no fígado; toxidade nos rins; vômito; zumbido no ouvido.

Atenção: O uso de qualquer medicamento só deve ser feito por recomendação e orientação de um médico, essas informações são de caráter meramente educativos e não substituem em hipótese alguma a avaliação de um especialista médico.

Deixe uma resposta