Veja os principais Sintomas da Gravidez

Toda mulher deve conhecer os sintomas da gravidez para estarem preparadas para saber da sua condição de grávida o mais cedo possível. Quanto mais cedo a mulher souber da sua gravidez melhor poderá acompanhar e cuidar do seu bebê.

Muitas mulheres procuram saber quais os sintomas da gravidez porque estão ansiosas por engravidar e outras porque não o desejam ter filhos no momento.

Hoje deixamos uma lista e explicação dos vários sintomas de gravidez que você pode sentir:

  1. O sintoma mais normal e esperado é a falta de período menstrual indicando a gravidez. No entanto, deve ter cuidado porque, por uma série de outras razões, como , doença, o stress ou flutuações no peso também podem causar o atraso ou mesmo a ausência da menstruação. A falta do período menstrual pode ainda ser um sintoma de ovários policísticos. Deve procurar outros sintomas ou realizar um teste para confirmar a gravidez.
  2. As náuseas e vômitos ou enjoos matinais são normalmente sentidos pela mulher desde a quinta ou sexta semana de gravidez. Os enjoos matinais podem até começar às duas semanas de gravidez. A intensidade destas náuseas e vômitos pode variar de grávida para grávida. Este sintoma usualmente desaparece ao fim de 3 a 4 meses.
  3. Um sintoma comum e fácil da mulher notar é a alteração do tamanho e da sensibilidade dos seios. Imediatamente a seguir à concepção os seios começam a aumentar para se prepararem para amamentar. As mulheres podem sentir alterações destas durante a menstruação, mas se sentir ainda maior sensibilidade pode significar que está grávida.
  4. Os níveis mais elevados do hormônio progesterona e o esforço adicional necessário para iniciar o processo de geração de um bebé podem trazer-lhe um cansaço adicional. Muitas mulheres adormecem em qualquer lugar e sentem-se como se tivessem corrido a maratona, quando fizeram o mesmo de sempre. O cansaço e sono é mais normal nos 3 primeiros e últimos 3 meses da gravidez.
  5. O aumento da sensibilidade no gosto e cheiro são devidos às mudanças originais.
  6. A vontade de ir à casa de banho é devido à redução do tamanho da bexiga, que obriga a grávida a urinar com maior frequência.
  7.  A temperatura basal do corpo mantém-se mais elevada que o normal.  Se a sua temperatura se mantiver elevada após a ovulação, é provável que esteja grávida.
  8. Algumas mulheres registam a perda de uma pequena quantidade de líquido vermelho, cor-de-rosa ou castanho avermelhado na altura em que deveriam ter a menstruação. (Se essas perdas ou hemorragias tiverem dor ou forem preocupantes, contacte imediatamente um médico, dado que pode ser sinal de gravidez ectópica)

Se leu estes sintomas e pensa que poderá estar grávida, não vale a pena ficar à espera. Vá até uma farmácia e compre um teste de gravidez!

Veja Também:

  • Entendendo os Testes de GravidezEntendendo os Testes de Gravidez Na pratica, existem dois tipos de testes de gravidez: o de urina e de sangue. Todos dois procuram pelo “hormônio da gravidez” para chegar a um diagnóstico. Ao contrário do que muita […] Posted in Gestação
  • Conheça tudo sobre os exames do pré-natalConheça tudo sobre os exames do pré-natal Veja quais são os exames necessários para as mulheres acompanharem a saúde da mamãe e o bebê durante a gestação. Exames laboratoriais solicitados na primeira […] Posted in Gestação
  • Final de uma jornada: Saiba tudo sobre o PartoFinal de uma jornada: Saiba tudo sobre o Parto O dia mais especial chegou. O dia do parto é uma ocasião em que muitas emoções irão ocorrer e onde a mãe passará por muitas provações. Muitas dúvidas surgem, durante a gravidez, a […] Posted in Gestação
  • Conheça a importância do Pré-NatalConheça a importância do Pré-Natal Por que o pré-natal é importante? O pré-natal consiste no acompanhamento clínico profissional que vai desde a descoberta da gravidez até o momento do parto. Este acompanhamento é […] Posted in Gestação

Deixe uma resposta