Verrugas quais os principais tipos e como tratar

As verrugas são pequenas formações sólidas rugosas na superfície da pele. Existem cinco tipos de verrugas, que geralmente surgem em diferentes partes do corpo. São cansadas por vírus e são pouco contagiosas; o tratamento permite curar a maioria das verrugas.

como tratar verrugas

Verrugas comuns

São da cor da pele ou mais escuras, tem uma superfície áspera e rugosa e atingem as maiores dimensões (entre 3 e 2,5 mm); podem unir-se formando placas. Estas verrugas podem aparecer em qualquer idade, embora sejam mais comuns em crianças, surgindo principalmente nas mãos. São indolores, a menos que se localizem sob uma unha ou numa área sujeita a fricção. Podem desaparecer por si próprias, embora muito raramente possam durar mais de 10 anos.

Verrugas planas

São lisas, da cor da pele ou marrom claras e de dimensões reduzidas. Geralmente, nascem agrupadas, com frequência ao longo da linha de um arranhão. Normalmente, afetam as crianças, localizando-se em geral no rosto, no pescoço, nos braços e nas pernas. Estas verrugas podem desaparecer espontaneamente.

Verrugas plantares

São firmes e redondas, com uma superfície áspera e a base profundamente implantada nas plantas ou nos dedos dos pés. Podem ser únicas ou múltiplas e são frequentemente dolorosas. Quando se apara o seu topo, vê-se pintas escuras, as quais são vasos sanguíneos que irrigam a verruga, inexistentes nos calos e calosidades. As verrugas plantares podem desaparecer espontaneamente no prazo de alguns meses, mas em alguns casos duram anos.

Veja também

Verrugas filiformes

São estreitas tiras de pele (filamentos) com um comprimento máximo de 3 mm e uma extremidade dura. Surgem em geral no rosto, no pescoço, no queixo e nas pálpebras. Desaparecem espontaneamente, mas, em virtude da sua localização, são geralmente tratadas.

Verrugas ano-genitais ou condiomas venéreos

São pequenas formações múltiplas, agrupadas em couve-flor, situadas na vulva, no pênis e em volta do ânus. Crescem com rapidez e são pruriginosas; podem desaparecer espontaneamente e reaparecer mais tarde.

As verrugas são provocadas por um vírus que pode penetrar na pele através de uma ferida.

Como tratar

A terapia de sugestão, realizada quer por um leigo, quer por um médico, é indiscutivelmente eficaz. Não é aconselhável para as verrugas lisas, da cor da pele, ou para as faciais, seborreicas ou ano-genitais.

Adquira nas farmácias tinturas e pomadas específicas; se você utilizar unia pomada, proteja a verruga com um curativo; não aplique as tinturas e pomadas sobre outras áreas da pele.
Consulte o médico caso a verruga se torne dolorosa, o tratamento não resultar ouse se tratar de uma verruga facial ou ano-genital.

Prevenção

Não ande descalço em locais como ginásios, chuveiros públicos, vestiários e piscinas; evite contatos íntimos com indivíduos que tenham verrugas contagiosas; não coce as verrugas, o que incentiva a propagação para a pele irritada.

Deixe uma resposta