ZENCEF Frasco-Ampola

Não tome remédio antes de ir a um médico

Antibiótico Uso Injetável.

Esse antibiótico cefalosporínico de segunda geração é resistente à maioria das beta-lactamases e ativo contra um amplo espectro de germes Gram-positivos e Gram-negativos. Encontram-se no mercado dois sais de cefuroxima: axetil cefuroxima (uso oral) e cefuroxima sódica (uso parenteral). A cefuroxima é liberada rapidamente no sangue; sua biodisponibilidade quando tomada após ingerir alimentos é de 52%, mas somente atinge 37% com o estômago vazio. Os níveis máximos são atingidos dentro de 30 a 45 minutos após a injeção IM de cefuroxima sódica. Sua ação bactericida consiste na inibição da síntese da parede bacteriana por ligação a proteínas parietais (PBP).

Indicações: Amigdalite; bronquite; faringite; gonorreia endocervical não complicada; gonorreia uretral não complicada; impetigo; infecção articular; infecção da pele e dos tecidos moles; infecção óssea; infecção perioperatória (profilaxia); infecção urinária; meningite; otite média; pneumonia; septicemia.

Contraindicações: Criança com menos de 3 anos de idade( a apresentação injetável); criança com menos de 3 meses de idade(a apresentação oral); reação alérgica prévia a penicilinas, derivados da penicilina, penicilamina ou cefalosporinas.

Precauções: A cefuroxima sódica injetável em doses elevadas deve ser administrada com precaução em pacientes que recebem diuréticos potentes e aminoglicosídeos concomitantemente; foi informada perda leve ou moderada da capacidade auditiva em alguns pacientes pediátricos; observou-se a persistência de cultivos positivos a H. influenzae em líquido cefalorraquidiano, por um período de 18 a 36 horas. A solução injetável de cefuroxima sódica não deve ser misturada na mesma seringa com antibióticos aminoglicosídeos. A solução de bicarbonato de sódio injetável não é recomendável para a diluição de cefuroxima sódica.

Efeitos colaterais: Reações por hipersensibilidade, inclusive exantema cutâneo, urticária, prurido, febre, doença do soro e anafilaxia. Eritema multiforme, síndrome de Stevens-Johnson, necrose epidérmica tóxica (necrose exantemática). Diarréias, náuseas e vômitos. Colite pseudomembranosa, cefaleia, eosinofilia, incremento transitório dos níveis das enzimas hepáticas ALT (SGPT), AST (SGOT) e LDH. Raramente foi informada icterícia. Prova de Coombs positiva. Em algumas ocasiões, observa-se tromboflebite após a injeção intravenosa de cefuroxima sódica.

Atenção: O uso de qualquer medicamento só deve ser feito por recomendação e orientação de um médico, essas informações são de caráter meramente educativos e não substituem em hipótese alguma a avaliação de um especialista médico.

Veja Também:

  • MONOCEF Frasco-AmpolaMONOCEF Frasco-Ampola Não tome remédio antes de ir a um médico Antibiótico Uso Injetável. Esse antibiótico cefalosporínico de segunda geração é resistente à maioria das beta-lactamases e ativo contra um […] Posted in Medicamentos, Uso Injetável
  • MEDCEF Pó para solução injetávelMEDCEF Pó para solução injetável Não tome remédio antes de ir a um médico Antibiótico Uso Injetável. Esse antibiótico cefalosporínico de segunda geração é resistente à maioria das beta-lactamases e ativo contra um […] Posted in Medicamentos, Uso Injetável
  • ZIDIMAX ComprimidoZIDIMAX Comprimido Não tome remédio antes de ir a um médico Antibiótico. Uso Oral. A azitromicina é o primeiro antibiótico da classe denominada quimicamente como "azalídeos". Os membros desta classe […] Posted in Medicamentos, Uso Oral
  • ZINACEF Frasco-AmpolaZINACEF Frasco-Ampola Não tome remédio antes de ir a um médico Antibiótico Uso Adulto. Esse antibiótico cefalosporínico de segunda geração é resistente à maioria das beta-lactamases e ativo contra um […] Posted in Medicamentos, Uso Adulto

Deixe uma resposta