ZUPLYN Comprimido

Não tome remédio antes de ir a um médico

Medicamento com efeito antitérmico e analgésico. Reduz a febre e promove o alívio temporário de dores leves a moderadas, associadas a gripes e resfriados comuns, dor de cabeça, dor de dente, dor nas costas, dores musculares, dores associadas a artrites e dismenorreias. Uso Oral.

O fármaco é ineficaz como antiinflamatório e, geralmente, tem efeitos periféricos escassos relacionados com a inibição da cicloxigenase, salvo, talvez, a toxicidade ao nível da medula supra-renal. Quanto ao mecanismo de ação, postula-se que: a) o paracetamol teria maior afinidade pelas enzimas centrais em comparação com as periféricas; e b) dado que na inflamação há exsudação de plasma, os antiinflamatórios não-esteróides ácidos (elevada união às proteínas) exsudariam junto com a albumina e alcançariam, assim, altas concentrações no foco inflamatório, que não seriam obtidas com o paracetamol por sua escassa união à albumina.

Indicações: Cefaleia, odontalgia e febre.

Veja também

Contraindicações: Alcoólatras; anemia; crianças com menos de 3 anos de idade; doença cardiovascular; doença hepática; doença renal; idosos; infecção viral. Hipersensibilidade reconhecida à droga.

Precauções: Em pacientes alérgicos ao ácido acetilsalicílico, o paracetamol pode provocar reações alérgicas tipo broncoespasmo. Pode ter sua ação diminuída por: carvão ativado. O produto pode causar danos ao fígado se tomado em doses altas ou por tempo prolongado. Adultos não devem tomar o produto por mais de 10 dias e crianças por mais de 5 dias.

Efeitos colaterais: Alterações do humor; anemia hemolítica; cansaço; coceira; cólica abdominal; confusão mental; dano ao fígado; diarréia; dificuldade ou dor para urinar; diminuição da quantidade de urina; dor abdominal; febre; fraqueza; diminuição da glicose no sangue; cor amarelada na pele ou nos olhos; inflamação da garganta sem causa aparente; náusea; paralisia repentina; perda do apetite; sangramento; urina escura ou com sangue; urticária; vermelhidão na pele; vômito.

Atenção: O uso de qualquer medicamento só deve ser feito por recomendação e orientação de um médico, essas informações são de caráter meramente educativos e não substituem em hipótese alguma a avaliação de um especialista médico.

Deixe uma resposta