ZYBAN Comprimido

Não tome remédio antes de ir a um médico

Fármaco indicado como antidepressivo e no tratamento da dependência à nicotina. Uso Oral.

Trata-se de um antidepressivo tricíclico, pertencente quimicamente ao grupo dos derivados aminocetônicos, que atua sobre mecanismos neurofisiológicos relacionados com sistemas neurais mediados pela noradrenalina e pela dopamina, sem interferência com a monoaminoxidase. Estima-se que seu mecanismo de ação antidepressiva esteja relacionado com a inibição dos mecanismos de recaptura dopaminérgica, dado que o bloqueio noradrenérgico e serotoninérgico é mínimo em comparação com o efeito dos antidepressivos clássicos: imipramina, desipramina e tranilcipromina. Foi enfatizado que a bupropiona constituiria tratamento eficaz para combater a dependência ao tabaco e, para tal, desenvolveram-se formas farmacêuticas orais de liberação prolongada SR (slow release). Após sua administração por via oral, o fármaco é absorvido rapidamente, alcançando pico plasmático entre 2 e 3 horas após.

Indicações: Cloridrato de bupropiona é indicado no tratamento da dependência à nicotina e como adjuvante na cessação tabágica. A bupropiona também pode ser utilizada no tratamento da depressão, quer aguda, quer na profilaxia de sua recidiva.

Veja também

Contraindicações: O uso de cloridrato de bupropiona é contra-indicado em pacientes com hipersensibilidade conhecida a qualquer componente da formulação, pacientes com história de epilepsia, convulsões, bulimia ou anorexia nervosa. Também está contra-indicado em pacientes que já estejam em uso de inibidores da monoaminoxidase (IMAO).

Precauções: No tratamento da dependência ao tabaco podem associar-se os adesivos transdérmicos de nicotina com o sentido de sinergismo quanto ao efeito terapêutico supressivo. Não se recomenda seu emprego juntamente com outros fármacos que afetem a atividade psicomotora do SNC, bem como o manejo de veículos ou maquinários. Empregar com precaução em pacientes com alterações funcionais hepáticas ou renais. Durante o tratamento com bupropiona não devem ser ingeridas bebidas alcoólicas.

Efeitos colaterais: Registraram-se insônia, agitação, boca seca, cefaláspis, náuseas, vômitos, constipação, tremores, enjoos, rash cutâneo, urticária, reações anafiláticas-alérgicas (Stevens-Johnson etc.), anorexia, nervosismo, euforia, mialgias, palpitações.

Atenção: O uso de qualquer medicamento só deve ser feito por recomendação e orientação de um médico, essas informações são de caráter meramente educativos e não substituem em hipótese alguma a avaliação de um especialista médico.

Deixe uma resposta